
Desejado pelo Flamengo no início do ano, o zagueiro Vitão, do Internacional, recebeu uma sondagem da Europa e pode deixar o clube gaúcho na próxima janela de transferências, no meio do ano.
Segundo o defensor, apesar do interesse, nunca houve uma proposta oficial por parte do Flamengo, embora o Rubro-Negro tenha pensado em envolver a dívida referente à compra do volante Thiago Maia na negociação.
“Para ser sincero, não houve nada concreto, não teve proposta enviada. Vi que vazaram algumas coisas. Eles até queriam abater a dívida pelo Thiago Maia”, afirmou Vitão.
Sem acordo com o Internacional, o Flamengo acabou fechando a contratação de Danilo, ex-Juventus. Vitão permaneceu no clube gaúcho e foi campeão estadual, encerrando uma sequência de sete títulos do Grêmio.
“Conversei com o D’Alessandro e o Mazzuco, falei que estava feliz e meu sonho era conquistar grandes coisas aqui. Uma conversa bem aberta. Graças a Deus, mantive o foco e conseguimos essa conquista importante”, completou.
Recentemente, o Osasuna, da Espanha, procurou o estafe do zagueiro para sondar as condições de uma possível negociação. A informação foi publicada pelo site “Vozes do Gigante”. Até o momento, o Internacional não recebeu proposta oficial, mas deixou claro que só aceita vender Vitão por 15 milhões de euros (cerca de R$ 97 milhões), com pagamento à vista.
No início do ano, o jogador esteve próximo de um acerto com o Betis, também da Espanha, mas a negociação não avançou.
Internacional vetou saída de Vitão para o Flamengo
Em janeiro de 2025, o Flamengo formalizou uma proposta por Vitão. O zagueiro aceitou as bases salariais e o contrato de cinco anos oferecido pelo clube carioca. A oferta previa o perdão da dívida de 4 milhões de euros referente a Thiago Maia, além do pagamento de mais 6 milhões de euros, totalizando 10 milhões de euros.
O Internacional recusou a proposta, alegando que o valor estava abaixo da avaliação interna do jogador, fixada entre 14 e 15 milhões de euros. Diante da negativa, o Flamengo recuou nas negociações, mas segue monitorando a situação.
Vitão admite que jogar no Flamengo facilitaria sonho de Seleção
O zagueiro também reconheceu que atuar no Flamengo poderia facilitar sua chegada à seleção brasileira. Segundo Vitão, jogadores que atuam no Sul do país precisam fazer mais para serem notados.
“Sem dúvida. Quem joga aqui no Sul tem de fazer o dobro para ser notado. Você pega os números, atuações e fica difícil entender. O Alan Patrick, por exemplo. Atuações sempre constantes, mas não ganha uma oportunidade”, afirmou.
Vitão destacou o companheiro Alan Patrick como “o melhor 10 em atividade no futebol brasileiro”, ressaltando que, mesmo com regularidade, o meia do Inter ainda não foi convocado por Dorival Júnior.
“Há um bom tempo o Alan Patrick é o melhor 10 em atividade no futebol brasileiro. E não sou eu quem falo. Vocês [imprensa] também estão vendo. Mas é isso, nosso foco está 100% no Inter”, disse.
Apesar da constatação, o defensor reforçou seu comprometimento com o clube gaúcho e afirmou que o desempenho no Internacional é o caminho para alcançar a Seleção.
“Continuaremos desempenhando. Uma hora, terão de começar a olhar para cá. Por isso que digo: temos de estar bem no clube que, consequentemente, uma hora chegará a oportunidade na Seleção”, completou.
Flamengo e Internacional se enfrentam neste sábado (29), às 21h (horário de Brasília), no Maracanã, pela estreia do Campeonato Brasileiro.