
A vitória por 4 a 0 sobre o Corinthians, no Maracanã, manteve o Flamengo invicto no Brasileirão e reforçou a confiança do técnico Filipe Luís no desempenho defensivo da equipe. Em entrevista coletiva após a partida, o treinador exaltou a consistência do time na marcação e destacou o alto nível de comprometimento dos jogadores.
— Primeiramente, o nível dos jogadores, que é muito bom. Depois, o nível de comprometimento e de estudo deles mesmo são muito altos. Eles mesmo se cobram, vêm me perguntar o que poderiam ter feito em tal jogada, como poderiam ter solucionado. Esses debates ajudam muito a fase defensiva. Eu penso que ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonatos. Sempre penso isso. Dou um valor muito importante para a fase defensiva. Isso não quer dizer que é só a última linha, quer dizer que são os 11 que jogam na fase defensiva, todos têm que participar e têm sua função defensivamente — afirmou Filipe Luís.
Com o resultado, o Flamengo alcançou 14 pontos em seis rodadas, somando quatro vitórias e dois empates. A equipe assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro, à frente do Palmeiras, que ainda entra em campo pela rodada.
Durante a coletiva, Filipe Luís também elogiou a atuação de Ayrton Lucas, que, segundo o treinador, vem se recuperando em alto nível.
— A partida do Ayrton mais uma vez foi muito completa, muito sólida. A defesa da área, ele mesmo se cobrava porque pegavam no pé dele. Falei pra ele que tem que ter a ideia na área sobre quem são as prioridades para ele defender, não dá pra defender tudo. O lateral sempre fica sobrecarregado e ele gosta de treinar, perguntar e melhorar. Nesse ponto o mérito é dele — destacou.
O técnico ainda ressaltou a importância da simplicidade no jogo para Ayrton retomar sua melhor fase.
— Existem jogadores que crescem com estruturas diferentes. Ayrton teve uma fase incrível com Vitor Pereira, com corredor aberto. Acredito que para recuperar a melhor versão dele fosse diminuir as relações para ele ter mais linhas de passes e simplificar o jogo. Contra o Vasco foi top, LDU muito bom na fase defensiva, fazia muito tempo que não via ele fazer. Recupera a confiança, a hierarquia no grupo, e não podemos esquecer que é um jogador de Seleção. Mais um exemplo que nós, vocês e torcida de que um jogador não desaprende de jogar. Só precisa de tempo e carinho para recuperar a melhor versão. Ele e Wesley mostraram isso — completou.
Filipe Luís também explicou a escolha por Everton Cebolinha para iniciar a partida e destacou a importância da conexão entre o atacante e Pedro.
— A escolha pelo Cebolinha foi pelo plano de jogo, pelo que imaginei que aconteceria com o Corinthians na fase defensiva. Achei que seria um jogo melhor para o Cebolinha. Ele tem essa relação sócio-afetiva com o Pedro, e Arrascaeta, e se entendem muito bem. Muitas vezes o Pedro gosta de fazer um jogo associativo e ele é o cara que dá profundidade, Michael também faz bem isso. Cebola vem de uma lesão muito grave e é outro jogador que parece que não sentiu todo esse tempo parado — analisou.
O Flamengo volta a campo na quinta-feira (1º), quando enfrenta o Botafogo-PB, pela estreia na Copa do Brasil.