
Depois de 13 partidas consecutivas como titular, sendo sete após a Data Fifa de março, Léo Pereira ganhou um descanso e foi poupado no empate sem gols contra a LDU, no Equador, pela fase de grupos da Libertadores. O zagueiro deve retornar ao time no próximo domingo (27), quando o Flamengo enfrenta o Corinthians às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto muitos imaginavam que Léo Ortiz e Danilo formariam a nova dupla titular após a atuação contra a LDU, Filipe Luís revelou que vê Léo Pereira como peça fundamental. Durante entrevista coletiva, o treinador foi direto ao avaliar o camisa 4:
“Essa concorrência faz eles crescerem. Hoje, por exemplo, para mim, o melhor zagueiro do Brasil até agora, que foi o Léo Pereira, ficou fora, os outros dois jogaram muito. Então, para mim, é isso, é ter um elenco completo e equilibrado para eu poder depois escolher e a equipe ser forte independente das peças que faltem”, afirmou.
Com 235 partidas e 12 gols pelo Flamengo, Léo Pereira já era nome forte sob o comando de Tite, mas com Filipe Luís seu status subiu ainda mais. Apesar de no ano passado seu empresário, Ricardo Scheidt, ter indicado interesse em levá-lo para a Europa ou o Oriente Médio, o clube mantém o zagueiro em seus planos até o fim do contrato, em 2027.
O desempenho defensivo do Flamengo reforça a ideia de mudança tática: o time não sofreu gols nos últimos quatro jogos, diante de Grêmio, Juventude, Vasco e LDU. A recuperação de Danilo e o bom momento de Léo Pereira e Léo Ortiz fazem Filipe Luís considerar a adoção de um esquema com três zagueiros.
“Com certeza é uma possibilidade que eu contemplo, com três zagueiros. Usar Léo (Ortiz), Léo (Pereira) e Danilo, como também usar algum lateral como zagueiro, tanto Varela como Alex Sandro, Ayrton Lucas, para fazer essa função e adaptá-la. Depende do que o jogo pede. Sempre olho bastante o adversário e faço meu plano de jogo em função dele. Vão ter vezes com 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2. Importante é que os jogadores dominam bem esse sistema”, explicou o treinador.
Em março, durante sua última entrevista coletiva, Léo Pereira já havia comentado sobre a possibilidade. Segundo o defensor, o Flamengo treinou variações com três zagueiros no Ninho do Urubu:
“Treinamos algumas vezes, mas bem pouco. Temos um esquema que às vezes abrimos os defensores para sair com três atletas”, afirmou.
Desde que chegou ao Flamengo em 2020, Léo Pereira passou por altos e baixos. Criticado por falhas em jogos importantes, como na final do Carioca de 2022 contra o Fluminense, o zagueiro esteve próximo de deixar o clube. No entanto, a partir da chegada de Dorival Junior, deu a volta por cima e se firmou como titular absoluto. Hoje, é visto não apenas como peça-chave do sistema defensivo, mas também como um dos jogadores mais identificados com a torcida, que abraçou até mesmo seu relacionamento com a influenciadora Karoline Lima.