
A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (28) que Lima, no Peru, foi escolhida como sede da final da CONMEBOL Libertadores 2025. A decisão continental está marcada para o dia 29 de novembro.
A capital peruana superou a concorrência de Brasília, que apresentou o Estádio Mané Garrincha, e de Montevidéu, que defendia o tradicional Estádio Centenário. A tendência é que a partida decisiva seja disputada no Estádio Monumental “U”, do Universitario, com capacidade para 80.093 torcedores. No entanto, o Estádio Nacional, mais moderno, mas menor (capacidade para 50.086 pessoas), também é uma alternativa.
Esta será a segunda vez que Lima receberá a grande decisão do torneio sul-americano. A primeira aconteceu em 2019, em caráter emergencial, após Santiago, no Chile, abrir mão de sediar o confronto devido a problemas de segurança pública.
Na ocasião, a final reuniu Flamengo e River Plate, em uma partida histórica. O time argentino abriu o placar, mas o Rubro-Negro virou nos minutos finais e conquistou o bicampeonato da Libertadores, diante de 78.573 torcedores presentes no Monumental.
A decisão deste ano terá peso duplo: além de coroar o campeão da América, a partida dará vaga para a Copa Intercontinental 2025 e para o Mundial de Clubes da FIFA de 2030.