
A demissão de Tite do Flamengo deixou para trás diversas justificativas analisadas pela imprensa, e uma das mais incisivas veio do comentarista Renato Maurício Prado. Para RMP, um dos maiores equívocos do ex-treinador foi não apostar em Léo Ortiz como titular da defesa rubro-negra.
Hoje peça fundamental na equipe de Filipe Luís, Léo Ortiz voltou a brilhar na goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians pelo Brasileirão. Renato Maurício Prado não poupou críticas à postura de Tite:
“O Léo Ortiz é brincadeira. O que o Léo Ortiz está jogando é brincadeira. É gravíssimo para avaliação do trabalho do Tite, você lembrar que ele não transformou o Léo Ortiz no titular da zaga. Ele usava como volante, onde não é a mesma coisa. E manteve o Fabrício Bruno por tanto tempo como titular. O Fabrício Bruno era um mau zagueiro? Não era um mau zagueiro, mas não tem um terço do talento do Léo Ortiz. Então, olha, é grave o que o Tite fez.”
Na atuação contra o Corinthians, Léo Ortiz obteve nota 7,2 no Sofascore, com 93% de aproveitamento nos passes (52/56), um corte, nenhuma vez driblado e ainda uma finalização a gol.
Renato Maurício Prado também destacou a diferença de postura com a chegada de Filipe Luís, que rapidamente reconheceu o valor de Léo Ortiz:
“É muito elogioso o que fez o Felipe Luís, que chegou lá e no primeiro jogo já disse: olha, meu titular é o Léo Ortiz.”
Em 2025, Léo Ortiz já soma 18 partidas e dois gols com a camisa do Flamengo, sendo apontado como um dos principais jogadores do elenco nesta temporada. O ótimo desempenho no Rubro-Negro ainda o levou a ser convocado para a Seleção Brasileira na única Data Fifa do ano até agora.