
Após a vitória do Flamengo sobre o Corinthians no Brasileirão, Filipe Luís desabafou em entrevista coletiva sobre críticas feitas por “analistas de Twitter e YouTube”, pedindo à torcida que não consuma esse tipo de conteúdo. O técnico rubro-negro lamentou que, em momentos de dificuldade, surjam acusações precipitadas.
“Se você olhar a tabela da Europa, nem o Barcelona, nem o Paris fazem gols todos os jogos. Muitas vezes, perdem gols. Daí, olhamos e fazem quatro, cinco. Conheço o Flamengo, estou aqui há seis anos. Quando não conseguimos as coisas, por exemplo: empatamos com o Vasco e não fizemos gols. Criamos várias chances, mas não fizemos. A torcida e os analistas de YouTube e Twitter precisam achar um culpado. O que quero pedir é que não consumam o que eles falam. Eu também analiso minha equipe, também sei o que se pode melhorar”, afirmou Filipe Luís.
Em meio a essa repercussão, o jornalista José Trajano comentou a postura do treinador no programa “RedeTV News” e aconselhou Filipe Luís a não se deixar afetar pelas críticas vindas das redes sociais.
“Me surpreende um sujeito como o Filipe Luís, que é mais preparado que muito envolvido no trabalho dele, estuda o adversário o tempo inteiro, se deixar levar por isso. O melhor que ele faz é deixar para lá”, opinou Trajano.
O jornalista citou ainda como Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, lida com críticas, usando-as a seu favor, mas sugeriu que Filipe siga um caminho diferente, mais alinhado ao seu perfil.
“O Abel (Ferreira) se alimenta disso e provoca essa situação. Ele reage e se alimenta disso. Ele gosta disso. Ele pode não gostar das críticas, mas ele gosta de receber as críticas para usá-las a favor dele. O Filipe Luís não pode entrar por esse caminho. Ele é mais delicado. Ele é muito mais delicado, muito mais gentil. Tem um linguajar, uma maneira de se dirigir aos repórteres nas coletivas, de um jeito muito mais terno do que o Abel, que é muito mais agressivo. Mas eu acho que ele não deveria levar adiante isso. Toca o trabalho dele, que é muito bom.”
Por fim, Trajano deixou outro conselho para o jovem técnico do Flamengo, reforçando que aceitar críticas faz parte da trajetória de crescimento.
“Ele tem que se habituar também, que ele tem que se acostumar a sofrer algumas críticas. Nem tudo que ele faz é perfeito. É um detalhezinho que pode ser observado, que ele não pode se chatear com isso. Senão vai ser aquele cara infalível, não pode sofrer nenhuma crítica, porque é um absurdo total. Não. Está tudo certo com ele, é uma grata revelação, está indo percorrer a estrada de um jeito muito legal, transformando o Flamengo num time exemplar, mas tem que se habituar a sofrer algumas críticas.”
O Flamengo agora volta suas atenções para a Copa do Brasil. A equipe enfrenta o Botafogo-PB nesta quinta-feira (1⁰), às 20h, no Almeidão, em João Pessoa, pelo jogo de ida da terceira fase do torneio.