
A atuação do árbitro Ramon Abatti Abel já gerou revolta ainda no primeiro tempo de Palmeiras x Flamengo, neste domingo (25), no Allianz Parque. O juiz catarinense cometeu ao menos três decisões questionáveis que podem interferir diretamente no resultado da 10ª rodada do Brasileirão.
A primeira polêmica surgiu com a marcação de um pênalti polêmico para o Palmeiras. O lateral Varela tocou com a mão na bola, mas fora da área. Ainda assim, mesmo após consulta ao VAR, Abatti Abel manteve a penalidade. Por sorte, Rossi brilhou e defendeu a cobrança.
Gustavo Gómez e Weverton escapam da punição
Minutos depois, o árbitro voltou a ser alvo de críticas ao ‘poupar’ Gustavo Gómez. Já advertido com cartão amarelo, o zagueiro deu forte entrada aos 43 minutos, mas não recebeu o segundo amarelo, contrariando o esperado pela torcida rubro-negra.
Para completar a série de decisões duvidosas, Ramon Abatti ignorou uma joelhada clara de Weverton em Léo Ortiz, dentro da área. O lance não foi revisado no VAR, gerando mais revolta nas redes sociais e na comissão técnica do Mengão.
Outra entrada foi a solada de Murilo, em Luiz Araújo, ainda no meio de campo.
Se é o Flamengo ganhando aquele pênalti, o Rossi dando joelhada, o Léo Pereira dando essa entrada já amarelado e depois o Léo Ortiz essa solada, meus amigos pic.twitter.com/1LXELwt3zO
— InFlamados | Flamengo (@InflamadosOfc) May 25, 2025
José Boto critica decisões e questiona critérios
Após o apito final, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, fez um duro desabafo sobre a atuação de Ramon Abatti Abel:
“Se há alguém para ter queixas, somos nós, porque o pênalti (do Varela) não é pênalti, porque falta é fora da área. O nosso pênalti, se não fosse o VAR chamar, o árbitro não dava. Há uma expulsão de um jogador, que deveria ter sido, que dá um pisão no Luiz Araújo. Tenho muitas dúvidas do lance do goleiro deles no Léo Ortiz, porque fora da área de proteção dele, ele dá uma joelhada. Mas, invés de falarmos de um bom jogo de futebol, falamos de arbitragem, de atitudes que são de segundo mundo.”
Histórico negativo em jogos do Flamengo
Não é a primeira vez que Abatti Abel protagoniza polêmicas contra o Flamengo. Em 2023, ele deixou de marcar um pênalti claro em Everton Ribeiro, empurrado por Richard Ríos, também do Palmeiras. Na ocasião, o erro foi determinante no empate por 1 a 1.
Flamengo encara rival direto na briga pelo topo
Enquanto a arbitragem gera revolta, Flamengo e Palmeiras disputam mais que três pontos. O duelo entre o líder e o vice-líder do Brasileirão representa um verdadeiro confronto direto, com clima de decisão. Caso vença, o Rubro-Negro diminui para um ponto a diferença no topo da tabela.