
O Flamengo teve cinco jogadores convocados para a Data FIFA e reacendeu um tema que irrita profundamente a torcida e agora também o jornalista André Rocha. Durante sua participação no programa Zona Mista, ele disparou contra o sistema da CBF, criticou a submissão do clube às seleções e sugeriu uma postura mais radical da diretoria rubro-negra.
“As pessoas super doídas porque o Flamengo teve cinco convocados…”
André começou ironizando a euforia de parte da torcida e rivais com as recentes convocações.
“As pessoas super doídas porque o Flamengo teve cinco convocados. ‘Ah, o Flamengo é time da CBF mesmo, e não sei o quê…’ “Eu vi vários, vários, vários dos rivais locais aqui, palmeirense, corintiano… E eu ficava olhando e dando risada, falando: ‘Meu Deus, eu falo ou eles descobrem sozinhos que essas convocações são uma merd#?’ É boa pro jogador, pra vaidade do jogador. A convocação dá um aval e uma valorizada. Mas fora isso, é horrível. É horrível. Vai atrapalhar pro Flamengo.”
“Vai arrebentando os caras… Tá sempre um voltando arrebentado de lá”
Para André, o clube está vulnerável. Além dos convocados pela Seleção Brasileira, ele alertou para o risco físico que os estrangeiros correm ao se apresentar às suas seleções, como no caso de Plata.
“Imagina esses cinco convocados mais os outros estrangeiros naquela loucura que é o calendário daqui, pra ter uma Data FIFA em setembro. É jogo decisivo de Copa do Brasil, como ano passado, que o Corinthians queria jogar contra o Flamengo sem meio time. Porque a CBF vai lá e marca jogo decisivo de Copa do Brasil um dia depois da Data FIFA.”
Ele citou a gravidade da situação física de Gonzalo Plata, que, segundo ele, está sendo desgastado pela Seleção do Equador.
“O caso mais absurdo é o Plata. A Seleção do Equador está virando ele do avesso pra descobrir por que um edema ócio tá fazendo esse estrago nele. Ele não consegue fazer um treino de força com o joelho, por causa de um edema ósseo.”
Na sequência, criticou os técnicos sul-americanos que, segundo ele, forçam os atletas até o limite.
“O Flamengo tá mal parado nessa questão. São os jogadores da seleção, que não tem jeito. E os estrangeiros, é só maluco que arrebenta jogador. Sampaoli, Beccacece… Tudo bom técnico, mas tudo maluco. Tudo da escola do Bielsa. O próprio Bielsa e o Beccacece arrebentam jogador em treino intenso, jogo de correria, físico e tal. Vai arrebentando os caras. Tá sempre um voltando arrebentado de lá.”
“Que vantagem é essa? Que orgulho é esse?”
Indignado com a normalização das convocações, André Rocha questionou o discurso dentro do próprio clube.
“Então assim… Que vantagem é essa? Que que orgulho é esse o Flamengo tem que ter das suas convocações? Deveria ter reunião a porta fechada lá no clube e o dirigente falar pro jogador: ‘Olha só, quem paga o seu salário somos nós. É clube. Você tem que colocar o clube em primeiro lugar.’ Se tá lesionado, não vai servir à seleção. Vai trabalhar, se recuperar, pra jogar pelo clube.’”
“A CBF é suja. O Flamengo tem que jogar sujo também”
Na parte mais dura do comentário, o jornalista defendeu que o Flamengo adote uma postura mais pragmática e menos submissa nas convocações.
“Tem que começar a jogar sujo. A CBF é suja. Tem que começar a jogar sujo. ‘Meu jogador tá lesionado.’ Aí ele é cortado. No jogo seguinte, tá jogando. Dane-se. Tem que começar a radicalizar, gente. Senão o Flamengo vai ser prejudicado todo ano. Todo ano o Flamengo perde jogador pra seleção, e aí depois é eliminado. Aí se culpa o treinador, se culpa um monte de coisa. Esse assunto me irrita profundamente.”