
O Flamengo entrou em rota de colisão com a Federação Equatoriana de Futebol após receber, com surpresa, a convocação de Gonzalo Plata para a Data-Fifa de junho. O atacante está afastado dos gramados com um edema ósseo no joelho direito e sequer participou dos últimos oito jogos do clube.
Sem aval médico, Equador agiu por conta própria
De acordo com nota oficial divulgada nesta sexta-feira (30), o Flamengo destacou que em nenhum momento houve liberação médica para a convocação do atleta. Pelo contrário: no último teste isocinético, realizado em 29 de maio, os resultados mostraram níveis de força abaixo do necessário para o retorno ao futebol profissional.
A indignação aumentou após membros da federação equatoriana — um médico e um fisioterapeuta — visitarem a casa de Plata no Rio de Janeiro sem qualquer autorização prévia do clube. Durante a visita, os profissionais realizaram procedimentos no joelho lesionado do jogador, desrespeitando o planejamento do Departamento Médico rubro-negro.
Flamengo envia ofício e reforça risco à saúde do atleta
Em reação imediata, o clube enviou um ofício oficial à Federação Equatoriana, alertando sobre o risco real de agravamento da lesão caso Plata seja utilizado nas partidas da seleção. O Flamengo também reforçou que atitudes como essa colocam em risco não apenas a temporada do atleta, mas sua carreira como um todo.
— O clube lamenta a condução do caso por parte da Federação Equatoriana de Futebol. Ela chegou a solicitar antecipação da apresentação do jogador, e reforça que prioriza sempre a saúde e o bem-estar de seus atletas — diz o comunicado do clube.
Nota oficial do Flamengo expõe desconforto e indignação
O clube divulgou um extenso comunicado, explicando todos os passos da recuperação do jogador e reiterando que não houve liberação. Além disso, enfatizou que a visita da equipe médica equatoriana foi um desrespeito ao cronograma estabelecido pelo Departamento Médico rubro-negro.
No documento enviado à federação, o Flamengo reforça o direito das seleções à convocação, mas exige responsabilidade e respeito ao processo de reabilitação de seus atletas. Veja abaixo:
“Ao ser informado da convocação de Gonzalo Plata para defender a seleção equatoriana na Data FIFA de junho, o Clube de Regatas do Flamengo relembra que o atleta apresentou dores no joelho direito, sendo diagnosticado com um edema ósseo. Desde então, o jogador realiza tratamento com o Departamento Médico do clube, incluindo sessões de fisioterapia focadas em fortalecimento e equilíbrio muscular.
Recentemente, o Flamengo foi procurado pela Federação Equatoriana de Futebol a respeito das condições do atleta para uma possível convocação. Na ocasião, o clube esclareceu que Gonzalo Plata não vem atuando por ainda estar em processo de recuperação e, portanto, não haveria segurança para sua utilização pelo Equador. No dia 29 de maio, inclusive, um teste isocinético apontou níveis de força ainda insatisfatórios para a prática desportiva.
Paralelamente a estas conversas, o clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube.
Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira.
O clube lamenta a condução do caso por parte da Federação Equatoriana de Futebol, que chegou a solicitar antecipação da apresentação do jogador, e reforça que prioriza sempre a saúde e o bem-estar de seus atletas.
Nesta sexta-feira (30), o Clube de Regatas do Flamengo enviou formalmente um ofício para a Federação Equatoriana de Futebol, no qual reforça o risco real de agravamento da lesão em caso de utilização do atleta.”
Equador confirma convocação mesmo com lesão
Apesar de todo o cenário preocupante, o técnico da seleção equatoriana, Sebastián Beccacece, manteve a convocação do atacante e afirmou que irá acompanhá-lo de perto nos próximos dias.
— Tanto Gonzalo Plata quanto Enner Valencia estão enfrentando um momento complicado. Hoje, não podemos garantir mais do que a presença deles, mesmo que estejam passando por dificuldades. A responsabilidade está conosco. Ambos estarão na lista e farão parte da convocação. Vamos acompanhar diariamente como está a recuperação deles. Eu sempre mantenho uma atitude otimista; acredito que eles vão se recuperar mais rápido do que esperamos — declarou o treinador.
Plata segue fora e preocupa para o Brasileirão
Desde que sofreu a lesão, Gonzalo Plata ficou fora dos seguintes compromissos do Flamengo: Cruzeiro, Central Córdoba, Bahia, LDU, Botafogo (duas vezes), Palmeiras e Deportivo Táchira. Ele também não deve estar disponível para o duelo contra o Fortaleza neste domingo (1).
Atualmente, o jogador realiza apenas atividades internas na academia do Ninho do Urubu, sob supervisão do Departamento Médico.