
Flamengo terá a maioria do elenco descansando na pausa de 15 dias antes da Copa do Mundo de Clubes, mas Matheus Gonçalves seguirá em ação. O meia-atacante de 19 anos foi convocado por Ramon Menezes para defender a Seleção Brasileira Sub-20 em três amistosos no mês de junho, no Egito.
Matheus disputará amistosos com a Seleção Sub-20
A Seleção Sub-20 enfrentará Egito, Arábia Saudita e Coreia do Sul, nos dias 4, 7 e 10 de junho, em solo africano. Matheus Gonçalves se junta à delegação brasileira no início do mês e, ao término dos compromissos, embarca direto para os Estados Unidos, onde se encontrará com o elenco rubro-negro para a reta final da preparação visando a estreia no Mundial de Clubes, marcada para o dia 16.
Cria do Ninho vive temporada de poucas chances
Apesar da convocação, Matheus Gonçalves vive um momento de pouco espaço no elenco comandado por Filipe Luís. Na última quinta-feira (15), entrou apenas nos acréscimos da vitória sobre a LDU. Antes disso, havia atuado no segundo tempo contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, no dia 1º de maio.
Até aqui, Matheus soma 11 partidas na temporada, com apenas uma como titular — ainda em janeiro, diante do Sampaio Corrêa-RJ. Mesmo com o talento reconhecido internamente, a falta de sequência pode pesar na sua permanência no segundo semestre.
Mercado de olho em Matheus Gonçalves
A visibilidade na Seleção pode abrir caminho para uma possível saída. Segundo apuração do ge, o jogador foi sondado pelo Cruzeiro, mas sem proposta oficial. O Atlético-MG também chegou a ser apontado como possível destino, mas o clube mineiro negou qualquer movimentação até o momento.
Caso continue sem oportunidades no elenco principal, não está descartada uma transferência por empréstimo para outro clube da Série A ainda nesta janela de meio de ano.
Flamengo lidera convocações para a Sub-20
Além de Matheus Gonçalves, outros quatro jogadores do Flamengo foram convocados por Ramon Menezes para os amistosos: o goleiro Lucas Furtado, os zagueiros Iago e João Victor, e o volante Rayan Lucas.
Lucas Furtado foi o grande nome da final da Libertadores Sub-20, em março, quando defendeu dois pênaltis na disputa com o Palmeiras. Com apenas 19 anos, é uma das promessas mais valorizadas do clube.
Iago, João Victor e Rayan ganham espaço
Iago é figurinha carimbada nas convocações da base. Campeão Sul-Americano com o Brasil em fevereiro, ele já tem passagem pelo profissional e é visto internamente como peça promissora para o futuro.
João Victor, de 18 anos, subiu ao profissional nesta temporada. Desde a pré-temporada nos Estados Unidos, faz parte do grupo principal e já atuou em quatro partidas oficiais. Filipe Luís tem elogiado sua evolução nos bastidores.
Por fim, Rayan Lucas tem uma história marcante no clube. Sobrevivente do incêndio no Ninho do Urubu, o volante de 20 anos se destacou nos primeiros jogos do Carioca e segue sendo peça importante no Sub-20. Dentro do clube, é tratado com carinho e como exemplo de superação.