
A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre a LDU, nesta quinta-feira (15), no Maracanã, marcou mais do que a retomada da confiança na Libertadores: também representou um reencontro entre Gerson e o bom futebol. Criticado nos últimos jogos pelo desempenho irregular, o ‘Coringa’ teve atuação elogiada por Filipe Luís, que fez questão de destacar o sacrifício tático do camisa 8.
Em entrevista coletiva após a partida, o treinador elogiou o esforço do meio-campista, citando seu volume físico e importância na recomposição defensiva. Mesmo sem marcar gols ou dar assistências, Gerson foi um dos destaques do confronto.
“Primeiro, o Gerson se sacrifica muito pela equipe. Nos jogos que vocês podem ter visto ele abaixo, no jogo da altitude contra a LDU, foi o que mais correu. Muitas vezes ele (Gerson) tem que pressionar o zagueiro e depois voltar para ajudar o Wesley baixo”, disse Filipe.
“Hoje foi recompensado”, afirma técnico
Filipe Luís ainda ressaltou a versatilidade de Gerson, que atuou como volante por conta dos desfalques. Mesmo fora de sua posição original, o meio-campista deu conta do recado e teve desempenho elogiável nas duas fases do jogo.
“Ele dá possibilidade de ganharmos o meio de forma qualitativa. Onde jogar será um jogador importante. Com os desfalques, ele jogou de volante. Não estava acostumado há um tempo, mas posso contar em qualquer posição. Estou muito feliz porque hoje o jogo do Gerson, o sacrifício, foi recompensado e merece ser elogiado”, completou.
Os números de Gerson contra a LDU
Mesmo sem participação direta nos gols, Gerson brilhou em outros aspectos: criou três chances, acertou 92% dos passes, teve 100% de aproveitamento nos dribles, venceu seis duelos no chão e ainda realizou duas ações defensivas. Foi um jogo completo, tático e consistente.
Filipe sai em defesa de Michael: “Dá tudo pelo time”
Se Gerson foi aplaudido, Michael deixou o campo sob críticas de parte da torcida. O camisa 30 foi titular e atuou por 56 minutos, mas desperdiçou uma chance clara e errou cruzamentos, o que gerou impaciência nas arquibancadas. Filipe Luís, no entanto, saiu em defesa do atacante e pediu calma com o jogador.
“Michael é um jogador que dá tudo que tem para a equipe. Sempre escutei os torcedores falarem ‘queremos raça’, ‘queremos gente que corre, quando não der na bola vai na vontade’. E ele tem tudo isso”, iniciou.
O técnico também mencionou que o início promissor da partida foi abafado pelos erros seguintes e pela cobrança do público, mas ressaltou que o atacante ainda tem potencial para se reencontrar com seu melhor futebol.
“Falta o terço final, o último passe, a tomada de decisão? Sim. Ele sabe, treina, é o cara que mais fica fazendo complemento todos os dias. A hora que a bola entrar e ele conseguir se soltar um pouco mais, ele tem. Em 2021 ele quase foi artilheiro do Brasileiro. Eu tenho de tentar ajudar ele a recuperar isso. É um jogador que deixa tudo que tem pelo Flamengo”, completou Filipe.
Desempenho de Michael diante da LDU
Contra os equatorianos, Michael criou uma chance de gol, finalizou duas vezes, mas teve baixo aproveitamento nos cruzamentos (acertou 1 de 4) e completou apenas dois dos cinco dribles tentados. Foi substituído no segundo tempo após sentir o desgaste.
Próximo jogo: Fla encara o Botafogo no Brasileirão
Suspenso na Libertadores, Gerson desfalca o Flamengo no próximo jogo do torneio continental, mas o foco agora se volta ao Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro enfrenta o Botafogo no domingo (18), às 18h30, no Maracanã, pela nona rodada da competição.
Michael segue à disposição de Filipe Luís, que deverá analisar o elenco com atenção para tentar manter a sequência positiva em meio à maratona de jogos e decisões que se aproximam.