
Enquanto o Flamengo se prepara para entrar em campo pela Copa do Brasil, o clube também atua nos bastidores do futebol brasileiro. Com a iminente eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF, o Rubro-Negro intensificou o diálogo político em busca de mudanças estruturais na gestão da entidade.
No último domingo (18), o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, se reuniu com Xaud em um jantar informal. O encontro serviu para debater ideias sobre o futuro do futebol brasileiro e reforçar o posicionamento do clube em relação a temas como calendário, representatividade e equilíbrio político. A informação foi revelada pelo jornalista Venê Casagrande.
Samir Xaud será eleito presidente da CBF
A eleição para o comando da Confederação Brasileira de Futebol está praticamente decidida. Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato na disputa e conta com apoio de 25 das 27 federações estaduais — além de dez clubes, número suficiente para garantir a eleição.
Com isso, o processo se tornou uma mera formalidade, e Xaud deve ser confirmado como novo presidente da CBF nos próximos dias.
Bap apresenta propostas e cobra equilíbrio político
Durante a conversa, Bap externou preocupações sobre o atual modelo político da entidade e defendeu mudanças nos critérios de votação. Hoje, os votos das federações têm peso 3, enquanto os clubes da Série A votam com peso 2, e os da Série B com peso 1.
Esse desequilíbrio é alvo de críticas dos clubes há anos. Samir Xaud, segundo relatos, se comprometeu a discutir um novo modelo de votação mais justo e a manter um canal aberto com os clubes ao longo de seu mandato.
CBF é alvo de reivindicações coletivas
Na última segunda-feira, os clubes que integram a Libra e a Liga Forte União — com exceção do Palmeiras, que já declarou apoio a Xaud — divulgaram uma carta conjunta cobrando reformas na estrutura da CBF.
O documento pede, entre outros pontos:
- Novo critério de votação para eleições na CBF
- Implementação do fair play financeiro
- Investimentos nas divisões inferiores e no futebol feminino
- Reformulação do calendário do futebol brasileiro
- Criação da Liga Nacional de Clubes
- Maior poder de decisão aos clubes nas pautas estratégicas
Segundo fontes internas, o jantar entre Bap e Xaud aconteceu antes da divulgação da carta, o que mostra que o Flamengo tem atuado de forma individual e também coletiva pela modernização do futebol nacional.
Samir Xaud é herdeiro político da Federação Roraimense
Filho de Zeca Xaud, que preside a Federação de Roraima há quatro décadas, Samir foi eleito para suceder o pai no cargo a partir de 2027. No entanto, construiu alianças importantes nos bastidores e costurou uma base sólida para assumir o posto mais alto da CBF já neste ciclo.
Além das federações, o apoio de clubes como Vasco, Botafogo e Palmeiras garantiu a maioria necessária no colégio eleitoral. A expectativa agora é que Samir monte uma gestão mais aberta ao diálogo e atenta às demandas dos grandes clubes do país.
Fla segue forte também dentro de campo
Enquanto discute mudanças na estrutura da CBF, o Flamengo mantém o foco nas competições. Nesta quarta-feira (22), o time comandado por Filipe Luís enfrenta o Botafogo-PB, às 21h30, no Maracanã, pela volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Após vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Rubro-Negro tem boa vantagem e busca a classificação para as oitavas de final. Mesmo assim, a ordem no Ninho do Urubu é manter a concentração e não dar margem a surpresas.
Nos bastidores e dentro de campo, o Flamengo segue se movimentando com inteligência — de olho em resultados e, principalmente, no protagonismo do futebol brasileiro.