
Apesar de estar atento ao mercado para reforçar o elenco, o Flamengo segue com uma política tímida em relação ao uso da base no time principal. Segundo levantamento do perfil especializado FootureFC, o clube ocupa apenas a 19ª colocação entre os times que mais utilizaram jogadores sub-23 no Campeonato Brasileiro.
Apenas Wesley e Evertton Araújo foram usados com regularidade
Considerando apenas atletas com pelo menos 90 minutos em campo, o Flamengo só aproveitou dois nomes da categoria sub-23: o lateral-direito Wesley e o volante Evertton Araújo. Com isso, o clube só supera o Mirassol, que teve apenas um jogador nessa faixa etária em campo até a 9ª rodada.
O levantamento desconsidera jogadores como Matheus Gonçalves e Wallace Yan, que atuaram por poucos minutos e não atingiram a minutagem mínima exigida para o ranking.
Wesley é o único com mais de 500 minutos
Entre os dois nomes aproveitados por Filipe Luís, Wesley é quem mais ganhou espaço: o lateral, de 21 anos, acumulou 713 minutos em campo no Brasileirão, sem contar os acréscimos. Já Evertton Araújo atingiu 142 minutos, número conquistado principalmente no clássico contra o Botafogo, quando o treinador teve diversos desfalques no meio-campo.
Veja o ranking de clubes que mais usam a base
- Botafogo: 7
- Internacional: 7
- Grêmio: 6
- Red Bull Bragantino: 6
- Palmeiras: 6
- Bahia: 5
- Sport: 5
- Santos: 5
- Juventude: 5
- Atlético-MG: 5
- Corinthians: 4
- São Paulo: 4
- Fortaleza: 3
- Cruzeiro: 3
- Ceará: 3
- Vasco: 3
- Fluminense: 2
- Flamengo: 2
- Mirassol: 1
Diretoria vê lacunas e planeja mudanças no elenco
Mesmo com poucos jovens sendo utilizados, o Flamengo não considera que o elenco esteja 100% ajustado. Pelo contrário: segundo o jornalista Marcelo Courrege, o clube já avalia dispensar jogadores para abrir espaço na folha salarial e receber reforços a partir de julho.
Um dos nomes que está perto de ser oficializado é o do volante Jorginho, que atuava no futebol europeu. Além disso, a média de idade do grupo é vista como um ponto de atenção, e a diretoria pode ampliar o número de movimentações na janela do meio do ano.
Antes de reforços, foco na Copa do Brasil
Antes de qualquer mudança, o time comandado por Filipe Luís tem uma missão importante: garantir a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (21), o Flamengo encara o Botafogo-PB, às 21h30, no Maracanã, com vantagem por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.
O único gol da partida foi marcado por Joshua, de apenas 17 anos, uma exceção no atual momento do clube, que pouco recorre aos talentos formados no Ninho. A expectativa da torcida, no entanto, é que o exemplo se repita mais vezes.