
Durante participação no programa “Opinião Placar”, no YouTube, o jornalista Fábio Sormani analisou a crise vivida pelo Santos e projetou mudanças profundas no futebol brasileiro que podem atingir até mesmo os gigantes Flamengo e Palmeiras.
Atualmente na zona de rebaixamento do Brasileirão e eliminado da Copa do Brasil dentro de casa, o Santos ainda luta para se reestruturar após a queda para a Série B em 2023. Para Sormani, a única alternativa viável para o Peixe voltar a ser competitivo é a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
“Se o Santos não virar SAF, não tem jeito. Não tem jeito. E quando os times começarem a virar SAF e se tornarem competitivos, Palmeiras e Flamengo vão ter que virar também, porque vai acabar essa hegemonia dos dois”, afirmou o comentarista.
Times como Botafogo e Atlético-MG já servem de alerta
Fábio Sormani também citou o exemplo de Botafogo e Atlético-MG, clubes que, segundo ele, já começaram a reduzir a distância para Palmeiras e Flamengo graças à adoção do modelo SAF.
“O Botafogo já está entrando (na SAF), teve o Atlético. Outros times vão começar a entrar também. O dinheiro que Palmeiras e Flamengo fazem hoje, a SAF faz também. Então, não vão mais nadar de braçada como nadam hoje em dia. Mas, para o Santos, a única saída nesse momento é virar SAF”, finalizou Sormani.
O jornalista ainda projetou que a competitividade no futebol brasileiro deve se intensificar com a adesão de mais clubes ao novo formato, o que pode mudar o equilíbrio de forças dos últimos anos — hoje dominado especialmente por Flamengo e Palmeiras.