
Flamengo domina mais uma convocação da Seleção Brasileira de base. Nesta sexta-feira (17), Ramon Menezes anunciou os 23 nomes que vão defender a amarelinha em três amistosos na Data Fifa de junho, e o Rubro-Negro novamente se destaca: cinco atletas ligados ao clube estão na lista, o maior número entre os clubes brasileiros.
Seleção Sub-20 embarca para o Egito
A Seleção Brasileira Sub-20 se prepara para encarar três desafios em solo africano. Os amistosos serão disputados no Cairo, capital do Egito, entre os dias 4 e 10 de junho. Os adversários da vez são os donos da casa, além da Arábia Saudita e da Coreia do Sul.
Os jogos estão marcados para os dias 4, 7 e 10, com horários distintos: 15h, 12h e novamente 15h (horário de Brasília), respectivamente. A apresentação dos atletas acontecerá no dia 2.
Portanto, os compromissos fazem parte da preparação para a disputa mais importante da temporada: a Copa do Mundo Sub-20, que será realizada em setembro, no Chile.
Matheus Gonçalves lidera legião rubro-negra
Entre os cinco jogadores ligados ao Rubro-Negro, quem mais chama atenção é Matheus Gonçalves. O meia-atacante faz parte do elenco profissional comandado por Filipe Luís, mas ainda busca mais minutos em campo. Em 2025, foram apenas 10 partidas, com um único jogo como titular. Mesmo assim, balançou as redes duas vezes.
Além de Matheus, outros quatro nomes do Ninho do Urubu aparecem na convocação: o goleiro Lucas Furtado, os zagueiros Iago e João Souza, e o meio-campista Rayan Lucas. Todos são peças importantes nas categorias de base do clube.
O Flamengo, mais uma vez, reafirma sua força como principal formador de talentos do futebol brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Palmeiras e Corinthians completam pódio de convocações
Logo atrás do Flamengo, o Palmeiras emplacou três atletas na lista. O Corinthians também aparece com dois nomes. Vale lembrar que nove dos convocados fizeram parte da campanha vitoriosa do Brasil no Sul-Americano Sub-20, o que reforça a base mantida por Ramon para o ciclo atual.
Estes jogadores são: Felipe Longo, Leandrinho, Iago, Arthur Dias, Breno Bidon, Gabriel Moscardo, Rayan, Deivid Washington e Gustavo Prado. A experiência adquirida no torneio continental deve ser valiosa nessa nova etapa de preparação rumo ao Mundial.
Confira os 23 convocados por Ramon Menezes
Goleiros
- Felipe Longo (Corinthians)
- Lucas Furtado (Flamengo)
- Aranhã (Palmeiras)
Laterais
- JP Chermont (Santos)
- Leandrinho (Al Shabab)
- Léo Derik (Athletico-PR)
- Pedro Lima (Wolverhampton)
Zagueiros
- Iago (Flamengo)
- Benedetti (Palmeiras)
- Arthur Dias (Athletico-PR)
- João Souza (Flamengo)
Meio-campistas
- Breno Bidon (Corinthians)
- João Cruz (Athletico-PR)
- Gabriel Moscardo (Reims)
- Rayan Lucas (Flamengo)
- Gabriel Carvalho (Internacional)
- Matheus Alves (São Paulo)
Atacantes
- Rayan (Vasco)
- Matheus Gonçalves (Flamengo)
- Deivid Washington (Santos)
- Luighi (Palmeiras)
- Gustavo Nunes (Brentford)
- Gustavo Prado (Internacional)
Cria do Ninho pode brilhar com a amarelinha
Com chances de ganhar minutos na Seleção Sub-20, Matheus Gonçalves vê a convocação como mais uma oportunidade para mostrar que merece mais espaço no time principal do Flamengo. Enquanto isso, o torcedor pode se orgulhar da força que o clube segue exercendo também fora do Brasil.
Além disso, o desempenho das joias rubro-negras na seleção serve como vitrine internacional. Por outro lado, também valoriza o ativo do clube em futuras negociações. Ou seja, todos ganham: o jogador, o Flamengo e o futebol brasileiro.