
O Flamengo terá reforço importante para o duelo decisivo deste domingo (26), contra o Palmeiras, pela 10ª rodada do Brasileirão. Após ser poupado no clássico com o Botafogo e entrar apenas no segundo tempo da vitória sobre o Botafogo-PB, Arrascaeta voltará ao time titular no Allianz Parque.
Arrascaeta recuperado para decisão no Allianz
Preservado por desgaste muscular, o camisa 14 uruguaio ficou de fora do empate sem gols com o Botafogo e atuou por cerca de 20 minutos na partida da última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Após o jogo, o técnico Filipe Luís explicou a escolha:
— O Arrascaeta não tinha condições no domingo (Botafogo), mas hoje, sim (Botafogo-PB), para continuar se condicionando. Teve 20, 25 minutos para poder não se descondicionar e chegar em forma no domingo (Palmeiras).
Desfalque de Wesley abre espaço para Varela
Por outro lado, Filipe Luís terá um desfalque certo. Wesley está suspenso por acúmulo de cartões amarelos e dará lugar a Varela na lateral direita. O uruguaio vem de boa atuação no meio da semana e chega com moral para a partida fora de casa.
No meio-campo, com as ausências de De La Cruz (lesão no joelho), Erick Pulgar e Allan (lesões musculares), a tendência é que o setor seja formado por Gerson, Evertton Araújo e Arrascaeta. Evertton, que ganhou espaço recentemente, pode atuar pela terceira vez consecutiva como titular.
Pedro deve voltar ao banco no jogo contra o Palmeiras
Apesar de ter atuado os 90 minutos pela primeira vez em 2025 e marcado contra o Botafogo-PB, Pedro não deve começar entre os titulares no Allianz Parque. Com gramado sintético e um adversário veloz, a tendência é que Filipe opte por um trio de ataque mais móvel, formado por Bruno Henrique, Everton Cebolinha e Luiz Araújo.
Viña perto de voltar após 9 meses afastado
A outra novidade é o possível retorno de Matías Viña. O lateral-esquerdo uruguaio está em fase final de recuperação e já treina com o grupo em algumas atividades no Ninho do Urubu. Segundo o site “ge”, existe a possibilidade de ele ser relacionado para a partida da próxima quarta-feira (29), contra o Deportivo Táchira, pela Libertadores.
Viña sofreu uma grave lesão em agosto de 2024, justamente contra o Palmeiras, no mesmo Allianz Parque. Ele rompeu o ligamento cruzado anterior, o menisco e ainda fraturou a tíbia, precisando passar por cirurgia.
Flamengo mira volta de Viña para o Mundial
A ideia do clube é contar com o jogador no Mundial de Clubes, que começa no dia 16 de junho, com estreia contra o Espérance, da Tunísia. Antes disso, Viña deve ganhar minutos nas partidas contra Táchira e Fortaleza (em 1º de junho), pelo Brasileirão.
Caso não haja contratempos, ele será mais uma peça à disposição de Filipe Luís na campanha internacional. A recuperação, até aqui, tem seguido o cronograma traçado pela comissão técnica e departamento médico do clube.