
O Flamengo vai disputar o novo Mundial de Clubes da FIFA nos Estados Unidos entre 14 de junho e 13 de julho. Mas, ao contrário do que se viu em Copas anteriores, a TV Globo decidiu que não enviará narradores nem comentaristas ao exterior – ao menos neste primeiro momento.
Segundo o jornal Estadão, a emissora só pretende embarcar sua equipe completa caso algum time brasileiro chegue à semifinal. A medida vale tanto para a Globo (TV aberta) quanto para o SporTV (TV fechada).
Transmissões do Brasil e grade especial
Durante a fase de grupos, quatro narradores e seis comentaristas vão se revezar na Globo. Luís Roberto, Everaldo Marques e Gustavo Villani terão papel de destaque. No SporTV, a equipe será ainda maior, com cinco locutores e dez comentaristas. Para engajar o torcedor, ídolos de Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense também estarão nas transmissões do canal esportivo.
Com a paralisação do calendário nacional durante o torneio, a emissora vai ajustar sua programação e colocar o Mundial como prioridade. As transmissões começam no domingo, 15 de junho.
Primeiros jogos transmitidos pela Globo
O pontapé inicial será às 16h com PSG x Atlético de Madrid, confronto de peso entre europeus. Em seguida, às 19h, o Palmeiras estreia contra o Porto. Às 23h, o Botafogo enfrenta o Seattle Sounders. Todos os jogos serão exibidos no SporTV, que terá exclusividade na cobertura completa dos 63 duelos do torneio. Já a CazéTV, no YouTube, também transmitirá todos os confrontos ao vivo.
Equipe reduzida nos EUA e foco em estúdios
Mesmo sem narradores no local, a Globo vai enviar uma equipe com 38 profissionais, incluindo repórteres e apresentadores. Alex Escobar e Fred Bruno vão comandar edições do Globo Esporte direto dos Estados Unidos. A ideia da emissora é equilibrar presença física com a operação remota nos estúdios do Brasil.
Decisão segue padrão recente da emissora
A estratégia de transmissão remota já foi utilizada recentemente. Em 2024, Luís Roberto viajou aos EUA para narrar jogos da seleção brasileira na Copa América, mas foi exceção. Na Olimpíada, por exemplo, apenas as cerimônias de abertura foram narradas diretamente de Paris. No restante, a narração foi feita dos estúdios brasileiros, inclusive com Milton Leite no SporTV.
Flamengo entre os favoritos e expectativa de semifinal
Com elenco forte e tradição internacional, o Flamengo é um dos favoritos a avançar até as fases finais. Caso isso se confirme, o plano da Globo é mobilizar sua equipe para cobrir presencialmente os jogos decisivos nos Estados Unidos. Até lá, o torcedor poderá acompanhar tudo pela TV aberta, SporTV e YouTube, com a expectativa de ver o Mengão brilhar mais uma vez no cenário mundial.