
Flamengo ganhou um reforço de peso fora das quatro linhas em 2024. Com mais de 35 anos de experiência no jornalismo esportivo, o narrador João Guilherme vive uma nova fase da carreira ao integrar o time da FlamengoTV. Em entrevista exclusiva ao Lance!, ele falou sobre os desafios, mudanças e a liberdade de atuar em uma televisão de clube.
Segundo João, a diferença em relação às emissoras tradicionais é clara e cada vez mais evidente com a transformação do consumo de conteúdo esportivo na internet.
Segmentação e mudança no perfil do torcedor
João Guilherme destacou que a internet mudou o comportamento do torcedor, que agora busca informação diretamente nos canais dos clubes ou com influenciadores ligados ao seu time.
— Eu observo há algum tempo que a segmentação está tomando conta do jornalismo esportivo. Com a chegada da internet, do YouTube, os torcedores dos times procuram os influencers que falam do seu time, os canais dos clubes… Isso é uma coisa que já percebi e que inclusive tem afetado a audiência das televisões tradicionais — explicou.
Críticas antigas à TV e o novo caminho encontrado
O narrador também comentou sobre as críticas constantes que recebia nas emissoras tradicionais, principalmente por suposto favorecimento a determinados clubes, como Flamengo e Corinthians.
— Sempre tinha aquela reclamação, de que eu não tinha falado de tal time, que só falava do Flamengo, do Corinthians… o público reclamava muito, mas com razão. A gente abria um espaço maior para um time com mais repercussão, é a briga pela audiência. Mas com a chegada da internet, o torcedor achou esse caminho de buscar as informações do próprio time. O torcedor hoje só não sabe do time dele se não quiser.
Liberdade para se comunicar com a torcida rubro-negra
Na FlamengoTV, João Guilherme se sente mais solto para usar uma linguagem voltada ao público rubro-negro, sem a obrigação de neutralidade exigida na televisão aberta.
— Em relação à responsabilidade, você fica mais à vontade porque você está transmitindo pra um público só. Numa televisão tradicional, você tem que narrar para os dois públicos. Ali não, estou narrando voltado para um público, então meu linguajar é voltado pra aquele clube. É mais confortável, fico mais solto. Tem coisas que eu falo na FlamengoTV, que eu não falaria jamais numa televisão aberta. Mas nós temos uma missão, levar uma mensagem de profissionalismo, não é porque eu estou na TV do Flamengo, que vou falar que está jogando bem, se estiver jogando mal (…)
Uma carreira consolidada no esporte
Com mais de três décadas de estrada, João Guilherme construiu uma trajetória sólida e respeitada no rádio e na televisão. Entre os principais marcos da carreira:
- Início no rádio pelas emissoras Tupi, Tamoio, Gazeta e Manchete
- 14 anos de atuação no SporTV
- Destaque nas noites de Libertadores no Fox Sports/ESPN
- Passagem pelo streaming Paramount+ até o fim de 2024
- Cobertura de 7 Copas do Mundo e 5 Olimpíadas
Com seu estilo vibrante e voz marcante, ganhou reconhecimento nacional, principalmente nas noites sul-americanas.
Nova rotina na FlamengoTV
Desde janeiro, João Guilherme comanda as transmissões das partidas do Flamengo no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Libertadores. Também apresenta o MengoCast, podcast semanal com convidados ligados ao universo rubro-negro, além de participar das transmissões pré-jogo com bastidores e entrevistas.
A nova fase na FlamengoTV permite ao narrador viver algo inédito: falar diretamente com a torcida de um só clube, com liberdade e paixão, mas também com responsabilidade.