
A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Bahia, no último sábado (10), pela oitava rodada do Brasileirão, teve peso importante para a tabela, mas não para parte da imprensa. Ao menos é o que afirma o jornalista Venê Casagrande, que criticou a diferença de tratamento entre Flamengo e Palmeiras, especialmente após ambos enfrentarem o mesmo adversário.
“Tô vendo muita gente tratando a vitória do Flamengo de forma totalmente diferente de quando o Palmeiras perdeu pro Bahia dentro de casa, por exemplo”, disse. “Quando o Palmeiras perdeu pro Bahia, foi um time heróico, mesmo com a derrota. Teve personalidade, caiu pra cima. Aí o Flamengo ganha e dizem que não convenceu. Jogou mal…”, completou.
Bahia é forte e bem treinado, mesmo com reservas
Venê destacou que o Bahia não é qualquer adversário. Apesar de ter ido a campo com time alternativo, a equipe treinada por Rogério Ceni vem se mostrando sólida como visitante.
“O Bahia ganhou do Botafogo e do Palmeiras fora de casa. Em 16 jogos fora, só duas derrotas. É um time muito bem treinado.”
“Ontem entrou com o time reserva, mas mesmo assim deu muita dificuldade ao Flamengo no segundo tempo.”
Jogo era para vencer, não para dar espetáculo
O jornalista rebateu as críticas ao desempenho da equipe de Filipe Luís, principalmente no segundo tempo. Ele lembrou o contexto da partida, que incluiu duas substituições por lesão ainda no primeiro tempo (Allan e Pulgar), o que limitou o poder de reação do treinador.
“Concordo que no segundo tempo o Flamengo caiu de produção, mas isso tem contexto. O Alan e o Pulgar saíram ainda no primeiro tempo lesionados.”
“Concordo que o Filipe demorou a mexer, mas isso é uma característica dele. Não foi só nesse jogo.”
Fla dormiu líder e imprensa tentou apagar o feito
A vitória sobre o Bahia colocou o Flamengo na liderança momentânea do Brasileirão, o que segundo Venê, merecia mais destaque. Porém, o que se viu foi tentativa de minimizar o resultado, em contraste com o tratamento dado ao Palmeiras mesmo em derrota.
“O Flamengo é momentaneamente o líder do Campeonato Brasileiro com 17 pontos. E o Palmeiras tem que vencer o clássico contra o São Paulo para ultrapassar.”
“Não deixem que parte da imprensa minimize esse resultado. Foi extremamente importante.”
Venê elogia coragem de Filipe Luís e atuação de Michael
Além da vitória, Venê Csagrande destacou a coragem de Filipe Luís ao escalar Michael como titular, mesmo após críticas públicas — inclusive feitas por ele próprio. O ponta respondeu com boa atuação e assistência para Arrascaeta no gol da vitória.
“Preciso elogiar o Felipe Luís. Ele foi corajoso. Tirou o Pedro, manteve o Michael… não é fácil tomar esse tipo de decisão.”
“Michael foi muito bem, principalmente no primeiro tempo. Deu assistência, criou jogadas. Méritos para ele e para o técnico.”
Sequência decisiva define futuro do Flamengo na temporada
O jornalista lembrou que o duelo contra o Bahia foi apenas o primeiro de uma sequência decisiva. O Flamengo encara LDU, Botafogo, Botafogo-PB e Palmeiras nos próximos jogos — todos com peso de decisão.
“Flamengo pega LDU na quinta, depois Botafogo no Maracanã, depois Botafogo da Paraíba pela Copa do Brasil e em seguida o Palmeiras fora.”
“Pra mim, Flamengo e Palmeiras são os times que vão brigar pelo título. São os mais constantes. Jogo contra o Palmeiras vale seis pontos.”