
O Flamengo deu o primeiro passo rumo à classificação na Libertadores 2025 com autoridade. Nesta quinta-feira (15), no Maracanã, o Rubro-Negro bateu a LDU por 2 a 0, assumiu a vice-liderança do Grupo C e agora depende apenas de si para chegar às oitavas de final. Após o duelo, Léo Ortiz, autor do primeiro gol da noite, comemorou o resultado e destacou a mudança de mentalidade do elenco em jogos decisivos.
“Não queria estar nessa situação, estar jogando dois jogos por duas vitórias, mesmo que dentro de casa. Não queríamos entrar pressionados agora no final. Sabemos que a Libertadores é sempre com jogos complicados, então se você não entra ligado em algum momento, você acaba ficando para trás, é difícil reverter. Mas encaramos com final. Esse time quando entra para jogar uma final é outro nível. Entra muito ligado, competindo muito”, afirmou o zagueiro.
Postura intensa e torcida jogando junto
Léo Ortiz também ressaltou o papel da Nação Rubro-Negra, que compareceu em peso ao Maracanã e fez a diferença nos minutos iniciais. O defensor lembrou que o Flamengo começou a partida em alta rotação e criou chances para transformar o placar em goleada.
“A torcida se vê muito na gente assim, e aí eles vêm junto e é realmente difícil segurar o Flamengo aqui dentro. Principalmente com a intensidade que a gente coloca nos primeiros minutos, foi isso que a gente procurou fazer. Acho que poderiam ser feitos mais gols ali, ter deixado talvez mais tranquilo. Mas o jogo é isso, Libertadores é isso. Às vezes é mais complicado do que a gente acha. Mas feliz pela vitória e agora temos mais um trabalho a fazer em casa com a Táchira para conseguir essa classificação”, completou.
Rubro-Negro depende apenas de si na última rodada
Com a vitória, o Flamengo chegou aos oito pontos, igualando a LDU, mas superando os equatorianos no saldo de gols. Assim, assumiu a segunda colocação do Grupo C e joga por uma vitória simples para carimbar a vaga nas oitavas.
O confronto decisivo será contra o Deportivo Táchira, no dia 28 de maio, mais uma vez no Maracanã. Caso o Rubro-Negro vença e a LDU não supere o Central Córdoba em Quito, a equipe de Filipe Luís ainda pode terminar como líder do grupo, dependendo do saldo de gols.
Foco total no Brasileirão antes da decisão
Antes da nova “final” pela Libertadores, o Flamengo volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (18), às 18h30, o time recebe o Botafogo, no Maracanã, pela nona rodada da competição nacional.
Na sequência, o Rubro-Negro também encara compromisso pela Copa do Brasil. O momento exige equilíbrio entre foco continental e o desempenho nas demais competições, e Filipe Luís terá a missão de manter o elenco competitivo em todos os cenários.