
O jornalista Mauro Cezar Pereira, comentarista do UOL, não poupou críticas após a vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Palmeiras. Ele questionou duramente a atuação da arbitragem, ironizou o áudio do VAR e detonou o comportamento da imprensa em análises como “palpitão” e “cara a cara”.
Críticas ao VAR e à arbitragem em campo
Mauro se revoltou com a marcação dos pênaltis durante a partida. Para ele, os lances foram incorretos e mal avaliados pela equipe de arbitragem.
“É óbvio que não foi pênalti em nenhum dos lances, né? Isso é evidente. Não foi nada, e o outro foi fora da área.”
Além disso, o comentarista ironizou o diálogo captado pelo VAR.
“E o pior é o áudio do VAR, com o árbitro falando que ‘a tendência é o braço estar fora da área’. A tendência! Isso é muito bom. Como assim, a tendência?”
Segundo Mauro, o árbitro interferiu negativamente no jogo e não teve pulso em momentos decisivos.
“Cara, ele é muito fraco como árbitro. Eu não consigo, eu fico com raiva porque ele atrapalha o jogo.”
Pisão de Gustavo Gómez em Luiz Araújo também revolta Mauro
Outro ponto destacado pelo jornalista foi a não expulsão de Gustavo Gómez, que cometeu falta dura sobre Luiz Araújo mesmo já tendo cartão amarelo.
“Teve o pisão do Gustavo Gómez no pé do Luiz Araújo, que ele já tinha cartão amarelo, que poderia ser expulso. Foi na cara dele. Ali não tem VAR, né? Porque é para cartão amarelo.”
Segundo Mauro, o lance foi claro e ignorado deliberadamente.
“Seria um segundo amarelo na cara dele. O Palmeiras também bateu muito.”
Mauro ironiza previsões da imprensa antes do jogo
Além de criticar a arbitragem, Mauro aproveitou para ironizar a postura de parte da imprensa que apontava o Palmeiras como amplo favorito antes da partida.
“Esse jogo serve, primeiro, para acabar com essa coisa de querer dar o campeão na décima rodada. Mostra como o ‘palpitão’ e ‘cara a cara’ são duas bobagens da imprensa que só servem para expor todo mundo.”
Ele também fez questão de criticar a subestimação de Rossi, que mais uma vez foi decisivo.
“O Rossi perde todos os cara a cara, sabia? Se botar o Muralha, o Muralha ganha do Rossi. É impressionante. É um goleiro muito subestimado, é engraçado isso.”
Retrospecto ignora estatísticas reais, diz jornalista
Por fim, Mauro destacou que nem o histórico recente serviu de base para as análises de parte da mídia. Ele relembrou o tabu do Palmeiras contra o Flamengo atuando em casa. Segundo Mauro, a imprensa ignora dados e cede a narrativas rasas para gerar conteúdo fácil.
“O palpitão de 8 votos, teve 7 para vitórias do Palmeiras e 1 para o empate. É o Palmeiras, que não ganha do Flamengo no seu estádio desde 2017, com 5 empates e 3 derrotas, né?!”