
O debate sobre a “espanholização” do futebol brasileiro — dominado por Flamengo e Palmeiras — ganhou mais um capítulo nesta semana. O jornalista Danilo Lavieri comparou os elencos dos dois clubes e destacou que ainda vê o Rubro-Negro com superioridade no time titular.
“Para mim, o time titular do Flamengo está acima do Palmeiras. Então tem Gerson, tem Arrascaeta, tem Pedro. Esses três, eu falo sem pensar que seriam titulares do Palmeiras. O Pulgar seria titular do Palmeiras. O Wesley seria titular do Palmeiras em condições normais. Então, quando você analisa, você compara, o time titular do Flamengo tem peças mais decisivas”, afirmou Danilo Lavieri.
Elenco faz diferença nos pontos corridos
Apesar de colocar o time titular do Flamengo acima, o jornalista ponderou que o Palmeiras tem uma vantagem em termos de elenco. Na visão dele, o clube paulista mantém melhor o nível de atuação quando promove substituições, justamente por ter uma diferença menor entre titulares e reservas.
“O que eu acho que o Palmeiras é um pouco melhor é na hora de você fazer a troca e o rodízio, você consegue manter o nível mais parecido, justamente pelo Palmeiras não ter um time titular tão absurdo assim. Lógico que é muito bom, não estou dizendo que não, mas o Gerson é um jogador muito mais difícil de ser substituído. Arrascaeta é um jogador que há anos não é substituído”, analisou o comentarista.
Segundo Danilo, essa “uniformidade” no elenco permite ao Palmeiras oscilar menos no Brasileirão, enquanto o Flamengo sente mais as ausências de seus titulares.
“Já o Palmeiras, quando troca Paulinho, Vitor Roque, quando sai o Richard Rios, consegue manter um nível mais parecido. Então até por isso a gente vê o Palmeiras oscilando menos nesse Brasileirão”, completou.
Flamengo é favorito em mata-matas
Na avaliação de Danilo Lavieri, o Flamengo leva vantagem nos torneios de mata-mata, como a Libertadores. O comentarista acredita que a força do time titular rubro-negro pesa nos momentos decisivos.
— “Mata-mata, Palmeiras e Flamengo, eu ponho o Flamengo como favorito. No decorrer do ano todo, num campeonato de pontos corridos, aí para mim é bem pau a pau, justamente por esse equilíbrio no elenco do Palmeiras”, explicou.
O Flamengo, inclusive, trabalha nos bastidores para reforçar ainda mais o elenco na janela de transferências de meio de ano. A ideia é garantir mais equilíbrio entre titulares e reservas, visando brigar tanto pelo título do Brasileirão quanto pela glória no Super Mundial de Clubes.