
O Flamengo apresentou oficialmente o volante Jorginho neste sábado (7), no Ninho do Urubu, com direito a uma coletiva de imprensa marcada por recados duros de José Boto à imprensa. O diretor-técnico não perdeu a oportunidade de responder às recentes especulações sobre o elenco rubro-negro, principalmente em torno de Gerson, alvo do Zenit-RUS.
Boto ironiza imprensa e manda recado à torcida
Antes de entregar a camisa 21 ao novo reforço, José Boto fez questão de mandar uma indireta — ou melhor, uma direta — ao noticiário esportivo brasileiro:
“Por fim, eu só queria esclarecer que o contrato dele vai até 2028 e que a camisa que ele vai usar é a 21. Qualquer outro número que a imprensa mencionar não é verdade, assim como várias outras notícias que circulam por aí”, disparou o dirigente.
A fala de Boto veio um dia após os rumores sobre a possível saída de Gerson ganharem força. Embora não tenha citado o volante diretamente, o recado foi claro: o Flamengo está de olho.
“Mas a gente sabe o motivo dessas informações e estamos de olho. A maior torcida do mundo, que também é uma torcida esperta, não se deixa enganar assim, desse jeito”, completou, reforçando o apelo à Nação Rubro-Negra.
Jorginho chega com contrato até 2028
Jorginho assinou com o Flamengo por três temporadas e meia. Ele vestirá a camisa 21, número que o acompanha desde os tempos de Chelsea e Arsenal. O volante já treina com o elenco e pode ser relacionado nas próximas partidas, dependendo do ritmo físico apresentado nos treinos.
Aos 32 anos, o jogador chega para reforçar o meio-campo e dar novas alternativas ao técnico Tite. Com perfil técnico, liderança e vasta experiência na Europa, ele pode atuar como primeiro ou segundo volante, além de ajudar na construção ofensiva.
Boto explica escolha por Jorginho
Ainda durante a coletiva, José Boto detalhou os motivos que levaram o Flamengo a investir na contratação do campeão da Eurocopa e da Champions League. O português exaltou o peso tático e simbólico da chegada de Jorginho:
“Do ponto de vista técnico e tático, ele é alguém muito importante para o elenco. Vai acrescentar soluções às muitas que já temos, e essa foi a principal razão da contratação dele”, explicou.
Flamengo mira internacionalização da marca
Além do reforço esportivo, Boto ressaltou que a chegada de Jorginho também atende a um plano maior: o fortalecimento da marca Flamengo no cenário global. A contratação de um nome consolidado na Europa reforça esse objetivo estratégico.
“Por outro lado, a nível de imagem e de imposição da marca Flamengo lá fora, é muito importante a vinda de jogadores como ele. Trazem algum tipo de mentalidade que queremos ter aqui dentro”, finalizou o dirigente.
Jorginho, que já foi eleito o melhor jogador da Europa pela UEFA em 2021, será um dos líderes técnicos do elenco na disputa do Mundial de Clubes e nos demais desafios da temporada.