
Em meio à preparação para a estreia no Mundial de Clubes, o Flamengo recebeu uma visita nada esperada na tarde da última sexta-feira (13), na Universidade de Stockton, em Atlantic City (EUA), onde o clube está hospedado. Funcionários de uma agência terceirizada, a serviço da FIFA, apareceram sem aviso prévio para realizar exames antidoping em atletas do elenco rubro-negro.
Quem foi testado?
De acordo com apuração do Lance!, cinco jogadores foram selecionados pelos agentes:
- Agustín Rossi
- Alex Sandro
- Arrascaeta
- Bruno Henrique
- Pedro
O procedimento faz parte do protocolo padrão da FIFA, que realiza esses testes de maneira aleatória, sem qualquer aviso, durante grandes competições internacionais.
Não é a primeira vez
Essa não foi a única vez recentemente que o elenco do Flamengo passou por testes surpresa. No último dia 16 de maio, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) esteve no Ninho do Urubu e realizou a coleta de amostras de cinco atletas — cujos nomes não foram divulgados.
O processo é considerado de rotina em competições de alto nível, principalmente quando envolve organismos como FIFA e ABCD, que mantêm uma fiscalização rígida sobre o uso de substâncias proibidas no esporte.
Relembre o caso Gabigol
O torcedor certamente lembra que o clube viveu um episódio marcante na área de antidoping há dois anos. Em abril de 2023, Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame durante uma dessas visitas de agentes da ABCD no Ninho do Urubu.
O ex-atacante do Mengão chegou a ser suspenso em primeira instância, mas posteriormente obteve efeito suspensivo que o liberou para atuar enquanto o caso corria na Justiça Desportiva.
Foco total na estreia
Enquanto isso, a delegação segue focada na estreia no Mundial. O Flamengo entra em campo na próxima segunda-feira (16), às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance, da Tunísia. Depois encara o Chelsea no dia 20 e fecha a fase de grupos contra o Los Angeles FC no dia 24.