
Reforço do Flamengo para a Copa do Mundo de Clubes, Jorginho já vem treinando normalmente com o elenco e está em plena condição de estrear com o Manto, caso Filipe Luís decida escalá-lo.
Na coletiva deste domingo (15), véspera da estreia no Mundial, o técnico rubro-negro rasgou elogios ao volante ítalo-brasileiro. Filipe destacou não só o talento, mas também a rapidez com que Jorginho se adaptou tanto ao elenco quanto ao modelo tático do time.
Filipe destaca carreira de Jorginho na Europa
Ao comentar sobre o novo reforço, Filipe fez questão de enaltecer a trajetória brilhante de Jorginho no futebol europeu, mas também chamou atenção para um ponto que incomoda: o pouco reconhecimento que o jogador tem dentro do próprio país.
— O jogador está se adaptando muito bem ao estilo de treino e à tática do time. Ele é um atleta que fez história na Europa, sendo até o terceiro melhor jogador do mundo. Todos nós sabemos da qualidade que ele possui, mas é curioso que nunca tenha jogado no seu próprio país. Ele já defendeu a seleção da Itália, teve uma carreira brilhante na Inglaterra, conquistou tudo que podia, e mesmo assim, não é tão reconhecido em sua terra natal, comentou o técnico do time.
Adaptação rápida impressiona comissão e elenco
Além da experiência, a comissão técnica se surpreendeu com a rapidez com que Jorginho entendeu o estilo de jogo proposto por Filipe Luís. Nos treinos abertos, é visível a leveza com que o volante participa das atividades, sempre com bom humor, além de já demonstrar forte entrosamento com o restante do grupo.
O camisa 8 costuma ser um dos primeiros a chegar ao campo e sua técnica refinada vem chamando a atenção não só dos treinadores, mas também dos companheiros, que não escondem os elogios nos bastidores.
“Agora começa a parte mais importante da carreira dele”
Filipe não economizou nas palavras para definir o que significa, na sua visão, o desafio de defender o Flamengo. Para ele, Jorginho viverá, a partir de agora, o auge da sua carreira, atuando no clube mais popular e mais exigente do país.
— O que podemos fazer aqui é oferecer a melhor recepção possível, e acredito que estamos conseguindo. Estamos recebendo-o de braços abertos e dando todo o apoio necessário para que ele possa simplesmente jogar futebol. Assim, o reconhecimento que ele merece virá naturalmente, considerando a grande carreira que já teve e o que ainda está por vir. Agora, ele está entrando na fase mais importante da sua trajetória, jogando no maior clube do Brasil, com a torcida mais exigente do país, destacou Filipe.
Jorginho chega ao futebol brasileiro após mais de uma década na Europa
Formado pelo Hellas Verona, na Itália, Jorginho construiu uma carreira de sucesso no velho continente, passando por gigantes como Napoli, Chelsea e Arsenal. Aos 33 anos, o volante chega ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo pela primeira vez.
— Espero que ele possa aproveitar esse momento, e pelo que vejo, ele realmente está desfrutando, completou o treinador.
O Flamengo estreia na Copa do Mundo de Clubes nesta segunda-feira (16), às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance, da Tunísia, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.