
O Flamengo chega praticamente com força máxima para a estreia no Mundial de Clubes. Na véspera da partida contra o Espérance-TUN, nesta segunda-feira (16), às 22h (de Brasília), o técnico Filipe Luís confirmou que, com exceção de De La Cruz, todos os jogadores estão à disposição.
— É uma honra vestir a camisa do Flamengo. Vamos medir nossas forças e ver onde estamos em relação ao mundo. Todos estão prontos, exceto o Nico (De La Cruz), para que eu possa tomar as decisões, disse o treinador.
Jorginho pronto e na briga pela vaga
Filipe também confirmou que tanto Alex Sandro quanto Jorginho estão liberados e prontos para jogar. Apesar de manter mistério sobre a escalação, o treinador rasgou elogios ao volante ítalo-brasileiro.
— Amanhã, a escalação será divulgada (risos). Sempre levo em conta o adversário e os jogadores que se encaixam melhor. O Jorginho está se adaptando muito bem ao clube, ao vestiário e à tática. Ele foi e continua sendo um gigante na Europa. Terceiro melhor do mundo, campeão de tudo, e agora ele enfrenta a parte mais importante da carreira: jogar no maior clube do Brasil, com a torcida mais exigente do país onde nasceu. Que ele possa aproveitar isso, declarou.
Clima perfeito, gramado perfeito… sem desculpas!
Filipe garantiu que o time não tem motivos para não jogar em alto nível na estreia. O treinador destacou que o clima na Filadélfia é muito mais ameno do que no Brasil, e elogiou as condições do gramado do Lincoln Financial Field.
— Nosso time joga com uma intensidade altíssima. Hoje, vimos PSG e Atlético de Madrid diminuindo o ritmo por causa do calor. Isso tem um grande impacto no Brasileirão. Aqui, com um clima mais ameno, um gramado em perfeitas condições e quatro dias de descanso, não há desculpas, afirmou.
Preparo mental não preocupa
Filipe afirmou que o time chega no Mundial no melhor momento possível da temporada, tanto fisicamente quanto mentalmente.
— Estamos muito bem preparados. Foram mais de 10 dias de treino, recuperamos conceitos e detalhes do nosso modelo de jogo que acabam se perdendo no calendário apertado do Brasil. A parte mental é a mais fácil. Um Mundial não precisa de motivação extra, garantiu.
“Nunca imaginei viver isso como técnico”
Filipe Luís participou de dois Mundiais como jogador do Flamengo, em 2019 e 2022. Agora, ele estreia no torneio como treinador e não escondeu a emoção.
— Quando conquistamos a Libertadores de 2022 e soubemos do Mundial de 2025, pensei: impossível eu jogar isso. E aqui estou, realizando mais um sonho, agora como técnico. Sempre acredito mais. Tenho muita fé nos meus jogadores para fazermos uma competição incrível, afirmou.
Flamengo estreia no Mundial nesta segunda-feira
O Mengão encara o Espérance-TUN nesta segunda (16), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Na sequência, enfrenta o Chelsea (20/6), no mesmo estádio, e encerra a fase de grupos diante do Los Angeles FC (24/6), em Orlando.