
A goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza, no Maracanã, confirmou o ótimo momento do Flamengo no Brasileirão. Líder isolado após 11 rodadas, o Rubro-Negro venceu com autoridade e somou 24 pontos — fruto de 7 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. No entanto, o técnico Filipe Luís manteve a cautela na coletiva pós-jogo e evitou qualquer clima de euforia, especialmente com a estreia no Super Mundial de Clubes se aproximando.
Filipe sobre o Mundial: “Parece outro esporte”
Ao ser questionado sobre os adversários europeus, Filipe foi direto ao comentar o alto nível dos times do Velho Continente:
“A gente sabe o que é a realidade de enfrentar os times europeus, se vocês viram a final da Champions ontem, parecia outro esporte. Simples assim.”
Ele destacou que, até então, não teve tempo para preparar o time especificamente para o Mundial, dado o calendário intenso:
“Sinceramente, não preparei nada. São jogos a cada 2, 3 dias. Não permite tempo, além de olhar o adversário que vem pela frente. Com essa data Fifa começaremos a preparar esses jogos na fase de grupos. Vai ser complicado, mas vamos com força para fazer um grande Mundial.”
Confiança sem exageros: “Caminho certo”
Mesmo adotando um tom sereno, Filipe reconheceu o bom desempenho da equipe no primeiro semestre:
“Estamos vivos em todas as competições, passamos a Copa do Brasil e a Libertadores. No momento lideramos o Campeonato Brasileiro. Melhor defesa e melhor ataque. Isso indica que estamos no caminho certo. Superamos adversidades. Fizemos um 1° semestre excelente.”
Convocações dividem sentimentos do técnico
O técnico também comentou sobre a presença maciça de atletas rubro-negros nas seleções:
“Ter muitos jogadores convocados indica que o time está bem. Eu, como treinador, não gosto dos meus jogadores serem convocados porque perco tempo de treino com eles. Mas também já fui jogador e sei que é um orgulho muito grande e agora temos um treinador muito grande que chegou pra mudar. Vimos como ele (Ancelotti) foi recebido e a importância de chegar um técnico desse nível para o futebol brasileiro.”
Varela elogiado por versatilidade no Flamengo
Entre os destaques individuais, o lateral-direito Varela foi bastante elogiado pelo comandante:
“O Varela é um lateral completo. Ele não tem as características do Wesley, mas ele sabe defender e atacar. Existem jogos que ele vai atacar mais, a depender do adversário. O importante para mim é que ele é completo, além de ser um líder no vestiário.”