• Tendências
Cláudio Pavanelli, coordenador científico do Flamengo - Foto: Divulgação

Flamengo busca revolução científica para jogar mais e ter menos lesões

15/06/2025
Gerson em Flamengo x Deportivo Táchira - Foto: Adriano Fontes

Flamengo e Gerson travam disputa por direito de imagem

16/06/2025
Torcida do Flamengo em 'AeroFla' no CT Ninho do Urubu - Foto: Alexandre Vidal

Torcida do Flamengo protagoniza nova campanha da Adidas

16/06/2025
A Motorola fechou com Flamengo para ações no Mundial - Divulgação

Motorola fecha parceria com Flamengo no Mundial de Clubes

16/06/2025
Elenco do Espérance que enfrentará o Flamengo - Foto: Reprodução

Jogadores do Espérance vivem ansiedade para enfrentar o Flamengo: “Mais que o Chelsea”

16/06/2025
Técnico Filipe Luís - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Jornal Espanhol exalta Filipe Luís: 3 títulos em 24 jogos no Flamengo

16/06/2025
Filipe Luís, técnico do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza

Filipe Luís valoriza treino extra do Flamengo antes da estreia no Mundial

16/06/2025
Jorginho em treino do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza

Filipe exalta Jorginho e diz: “Vai viver o auge no Flamengo”

16/06/2025
Filipe Luís em treino do Flamengo no Mundial - Foto: Gilvan de Souza

Filipe Luís não alivia e cobra intensidade do Flamengo no Mundial

16/06/2025
Jogadores do Flamengo comemorando gol contra o Fortaleza - Foto: Gilvan de Souza

De clube quebrado a potência: Flamengo estreia no Mundial

16/06/2025
Espérance, da Tunísia, será adversário do Flamengo no Mundial - Foto: Reprodução

Flamengo estreia no Mundial contra rival com 10x menos dinheiro

16/06/2025
Jogadores do Flamengo em treino - Foto: Gilvan de Souza

Folhas salariais do Mundial: veja onde o Flamengo aparece no ranking

16/06/2025
Gerson, do Flamengo, de moletom e fone de ouvido - Foto: Gilvan de Souza

Gerson, do Flamengo, liga para jogador do Zenit pedindo informações

16/06/2025
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
sexta-feira, 27 junho, 2025
Inflamados | CR Flamengo
banner disponivel 728x90
  • Home
  • Colunas
  • Finanças
  • Manchetes
  • Últimas
  • Vai-e-Vem
  • Vídeos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Inflamados | CR Flamengo
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Finanças
  • Últimas
  • Manchetes
  • Vai-e-vem
  • Vídeos
  • Contato

Flamengo busca revolução científica para jogar mais e ter menos lesões

Flamengo aposta em ciência esportiva para elevar performance e reduzir lesões. Trabalho já traz mais intensidade e jogadores disponíveis.

Postado por Eduardo El Khouri
15/06/2025
0
132
COMPARTILHAMENTOS
1.3k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
Cláudio Pavanelli, coordenador científico do Flamengo - Foto: Divulgação
Cláudio Pavanelli, coordenador científico do Flamengo – Foto: Divulgação

O Flamengo não quer apenas disputar o Mundial de Clubes. O objetivo é mostrar que também evoluiu fora das quatro linhas, especialmente na ciência do esporte. Quem garante isso é Cláudio Pavanelli, coordenador científico do clube, que voltou ao Rubro-Negro após nove anos nos Estados Unidos, onde se especializou no que há de mais avançado no mundo em medicina esportiva e performance.

Pavanelli foi o primeiro integrante da delegação rubro-negra a desembarcar nos Estados Unidos, 20 dias antes do restante do grupo, justamente para participar de um dos maiores congressos de medicina esportiva do planeta, realizado pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte.

Flamengo não deve nada à Europa

Na visão do especialista, o Flamengo hoje tem um dos departamentos mais modernos do mundo, no mesmo nível dos clubes europeus.

Podeinteressar

Gerson em Flamengo x Deportivo Táchira - Foto: Adriano Fontes

Flamengo e Gerson travam disputa por direito de imagem

16/06/2025
Torcida do Flamengo em 'AeroFla' no CT Ninho do Urubu - Foto: Alexandre Vidal

Torcida do Flamengo protagoniza nova campanha da Adidas

16/06/2025
A Motorola fechou com Flamengo para ações no Mundial - Divulgação

Motorola fecha parceria com Flamengo no Mundial de Clubes

16/06/2025

— Estou nos Estados Unidos há mais de nove anos. Minha volta ao clube é para coordenar toda a ciência do esporte, abrangendo futebol, categorias de base, o futebol feminino e os esportes olímpicos. O objetivo é criar uma organização que una todas as categorias, estabelecendo uma linha metodológica clara. A informação é o que realmente importa, não a ciência em si. Precisamos aplicar e disseminar essa informação em todos os departamentos, para que cada um possa utilizá-la da melhor maneira possível. Qualquer dado coletado será compartilhado, e cada departamento poderá usá-lo para aprimorar seu conhecimento. Essa é a grande diferença: a conexão entre as áreas relacionadas à performance, prevenção e reabilitação, permitindo que cada um aplique sua especialidade. O conceito é melhorar as técnicas de cada departamento, tornando essa conexão mais rápida e eficiente. Essa é a verdadeira evolução. Posso afirmar que nossa área de ciência do esporte não fica a dever nada a nenhum lugar da Europa ou dos Estados Unidos, afirmou em entrevista ao Extra.

Pavanelli destacou que, mais do que ter acesso aos melhores equipamentos, a diferença está no conhecimento e na capacidade dos profissionais.

— Atualmente, simplesmente comprar o equipamento não é suficiente para atualizar um departamento. Isso não garante que será utilizado em sua máxima capacidade. O conhecimento do profissional é o que realmente faz a diferença, garantindo que o equipamento tenha um uso efetivo e esteja sempre atualizado. A evolução depende dos profissionais, e não o contrário. É a necessidade e o conhecimento do profissional que impulsionam a demanda por novas tecnologias, completou.

Revolução no Ninho do Urubu

De volta ao clube, Cláudio Pavanelli assumiu como “Head of Sports Science” do Departamento de Saúde e Alto Rendimento. O objetivo é implementar uma gestão científica que envolva não só o profissional, mas também a base, o futebol feminino e até os esportes olímpicos do clube.

— É fundamental que essa informação chegue a todos os departamentos, para que cada um possa utilizá-la da melhor maneira possível. Todas as informações coletadas são compartilhadas, e cada setor vai aplicar seu conhecimento da melhor forma. Essa é a grande diferença: a conexão entre as áreas que lidam com performance, prevenção e reabilitação. O objetivo é que cada especialidade seja aplicada de forma eficaz. O conceito aqui é aprimorar as técnicas de cada departamento, tornando essa conexão mais ágil e eficiente. Essa é a verdadeira evolução, explicou.

Como o Flamengo equilibra minutagem e lesões

O coordenador admitiu que, com o calendário do futebol brasileiro, é impossível não ter lesões. Mas o foco total do clube é fazer com que as recuperações sejam mais rápidas e o impacto na temporada seja o menor possível.

— Quando se fala em alta intensidade, é quase uma ilusão achar que não haverá lesões, especialmente com a frequência dos jogos. A única maneira de evitar lesões é não jogar. Precisamos entender a individualidade de cada atleta: quanto eles se esforçam, como se recuperam e quais ferramentas podem ajudar nessa recuperação. Entre os jogos e as lesões, há atletas que se desgastam muito e se recuperam rapidamente, enquanto outros podem se desgastar muito e demorar para se recuperar. Também existem aqueles que se esforçam pouco e se recuperam rápido, e outros que se esforçam pouco e demoram para se recuperar. Tudo isso está ligado à realidade e ao momento de cada atleta. Se o descanso é insuficiente ou a alimentação não é adequada, isso se torna um fator multifatorial que precisa ser considerado. Além de estarem em um nível superior em comparação a anos anteriores, conseguimos, quando necessário, uma recuperação mais rápida para o retorno. Esse aspecto é uma prova prática da importância de todas as áreas e suas especializações, cada uma trazendo uma visão diferente para um objetivo comum. Seja na recuperação pós-lesão, entre jogos ou na evolução da performance, todas as áreas, da psicologia à nutrição, têm o mesmo objetivo: um tempo para se recuperar e outro para evoluir na performance, explicou.

Flamengo quer mais intensidade, menos lesões

Pavanelli revelou que o trabalho implantado nos últimos meses já mostra resultados concretos. Jogadores que antes tinham dificuldade em manter uma sequência saudável agora participam de mais jogos, com maior intensidade, e com menor risco de lesão.

— A gente fez algumas mudanças nos processos e alterou bastante o dia a dia dos atletas. E é bem fácil perceber as mudanças quando olhamos para os números. Agora, temos uma participação maior de grandes jogadores que antes não estavam jogando tanto. Além de estarem jogando mais, eles estão mostrando intensidade e têm um papel fundamental nos jogos, que estão acontecendo com mais frequência. O nosso objetivo é que toda a comissão técnica consiga contar com o maior número possível de atletas em um bom nível de condicionamento, para que possamos usar a melhor estratégia. Queremos ter o maior número de atletas prontos para jogar em mais partidas. A equipe multidisciplinar está focada nisso. Estamos buscando ter mais atletas com um bom nível de condicionamento físico individual, para que possam ser utilizados em quantos mais jogos melhor, e isso tem sido mais eficaz do que nos anos anteriores, destacou.

Ciência aplicada para o Mundial e para a temporada

Com uma temporada que exige muito fisicamente, especialmente com o acúmulo de jogos — o Flamengo é o time do Mundial com mais partidas nos últimos 12 meses —, o clube vê no trabalho científico um dos pilares para competir de igual para igual com os gigantes europeus.

O Mundial de Clubes, que começa para o Mengão nesta segunda-feira (16), será também uma vitrine para mostrar que, além de craques, o Flamengo tem estrutura de primeiro mundo.

Compartilhar53Tweet33
Eduardo El Khouri

Eduardo El Khouri

Arquiteto & Urbanista, Corretor e Jornalista digital com mais de uma década de experiência em sites de notícias do CR Flamengo. No Inflamados, a união entre a credibilidade da informação e a vibração da torcida.

Notícias relacionadas

Gerson em Flamengo x Deportivo Táchira - Foto: Adriano Fontes
Financas

Flamengo e Gerson travam disputa por direito de imagem

Postado por Eduardo El Khouri
16/06/2025
Torcida do Flamengo em 'AeroFla' no CT Ninho do Urubu - Foto: Alexandre Vidal
Noticias

Torcida do Flamengo protagoniza nova campanha da Adidas

Postado por Eduardo El Khouri
16/06/2025
A Motorola fechou com Flamengo para ações no Mundial - Divulgação
Noticias

Motorola fecha parceria com Flamengo no Mundial de Clubes

Postado por Eduardo El Khouri
16/06/2025
Elenco do Espérance que enfrentará o Flamengo - Foto: Reprodução
Noticias

Jogadores do Espérance vivem ansiedade para enfrentar o Flamengo: “Mais que o Chelsea”

Postado por Eduardo El Khouri
16/06/2025
Técnico Filipe Luís - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Noticias

Jornal Espanhol exalta Filipe Luís: 3 títulos em 24 jogos no Flamengo

Postado por Eduardo El Khouri
16/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes

José Boto, diretor executivo do futebol do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza

“As prioridades são um meia e um ponta”, diz dirigente do Flamengo

13/06/2025
Luiz Henrique, ex-Botafogo, quase jogou no Flamengo - Foto: Divulgação

Luiz Henrique revela que queria o Flamengo antes do Botafogo: “Seria fod#”

13/06/2025
De La Cruz, do Flamengo, reclamando - Foto: Divulgação

Flamengo chega completo ao Mundial, mas com duas dúvidas

12/06/2025
Torcida do Flamengo vibrando - Foto: Adriano Fontes

Flamengo entra no top-15 dos clubes mais seguidos do mundo

12/06/2025
Flamengo leva 3 toneladas de equipamentos para o Mundial - Foto: Reprodução

Flamengo leva 3 toneladas de equipamentos para o Mundial

12/06/2025
Carlo Ancelotti e Gerson, do Flamengo, na Seleção Brasileira - Foto: Divulgação

Gerson recebe aval de Ancelotti para deixar o Flamengo

11/06/2025

Em alta

Gerson em Flamengo x Deportivo Táchira - Foto: Adriano Fontes

Flamengo e Gerson travam disputa por direito de imagem

16/06/2025

Torcida do Flamengo protagoniza nova campanha da Adidas

Enzo Fernández revela recusa ao Flamengo pelo Chelsea

Afastamento de Wallace Yan no Flamengo passa por briga em treino

Pablo negocia saída, mas salário vira entrave no Flamengo

Flamengo viaja ao Mundial em avião de luxo com Palmeiras e Fluminense

Apesar de críticas, Flamengo lidera média de público do Brasileirão 2025

Flamengo intensifica análise de dados para o Mundial de Clubes

Filipe Luís valoriza treino extra do Flamengo antes da estreia no Mundial

Boto diz não aceitar vazamentos: “Cancelo a negociação”

Instagram | Inflamados

  • Ansioso por esse dia que o Pulgar vai aposentar esses bagres de uma vez 😂😂 

#flamengo #chelsea #mundialdeclubes
  • Flamengo queria fechar Carrascal por R$ 56 milhões, mas exposição do nome travou o negócio. Acerto deve ficar para após o Mundial.

*Mais informações em inflamados.com
  • #Flamengo recusou oferta do Atlético-MG por Allan e evitou negociar com clube acusado de calote por outros times.

*Mais informações em inflamados.com
  • #Flamengo liquida apartamentos no Rio By Yoo e mira R$ 113 milhões com novas vendas após prejuízo estimado de R$ 14,5 milhões.

*Mais informações em inflamados.com
  • Zenit quer Wesley e prepara oferta de até 30 milhões de euros, mas #Flamengo veta saída antes do Mundial.

*Mais informações em inflamados.com
  • Bayer Leverkusen treina no CT do #Flamengo e pode encarar a base em amistoso durante pré-temporada inédita no Brasil.

*Mais informações em inflamados.com
  • O #Flamengo recebeu R$ 65,8 milhões de premiação da Fifa pelo Mundial direto no Brasil após mudança na regra, e evitou imposto dos EUA.

*Mais informações em inflamados.com
  • Gerson pode render até R$ 210 milhões ao #Flamengo. Além da multa de 25 milhões de euros, contrato prevê R$ 50 milhões por quebra contratual.

*Mais informações em inflamados.com
  • #Flamengoaumenta oferta por Carrascal para 13 milhões de euros, mas Dínamo Moscou mantém pedida de 15 milhões.

*Mais informações em inflamados.com
Inflamados | CR Flamengo

Copyright © 2025 Inflamados.

Navegar no site

  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade

Nossas Redes Sociais

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Finanças
  • Últimas
  • Manchetes
  • Vai-e-vem
  • Vídeos
  • Contato

Copyright © 2025 Inflamados.

Este site utiliza cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência. Ao continuar a navegar, você concorda com a utilização de cookies e com a coleta de informações por meio de cookies de terceiros, como o Google. Para saber mais, consulte nossa Política de Privacidade.