
O Flamengo está pronto para iniciar a sua jornada rumo ao tão sonhado título mundial. Na noite desta quarta-feira (11), a delegação rubro-negra embarca em voo fretado no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino aos Estados Unidos, onde disputará a aguardada Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A expectativa é de que milhares de torcedores acompanhem o trajeto do time até o aeroporto no tradicional “AeroFla”.
Último clube brasileiro a desembarcar no país-sede, o Mengão ficará hospedado em Atlantic City durante a fase de grupos e fará seus treinos no moderno complexo da Universidade de Stockton, em Nova Jersey.
Delegação de 75 nomes e três toneladas de bagagem
Segundo apuração do jornal O Globo, a comitiva do Flamengo contará com 75 pessoas. Entre elas, 31 jogadores e diversos profissionais de apoio, como integrantes da comissão técnica liderada por Filipe Luís, médicos, roupeiros, fisioterapeutas e equipe de segurança. Curiosamente, nenhum dirigente viajará com o grupo nesta etapa.
Para garantir conforto total durante o voo internacional, todos os assentos do avião são executivos. Já na bagagem, o clube transporta aproximadamente três toneladas de equipamentos e materiais de trabalho.
Visual especial: Flamengo aposta em elegância para o Mundial
Chamando atenção fora de campo, o clube também preparou um novo uniforme de viagem exclusivo para a Copa. Desenvolvida em parceria com a marca Reserva, a linha inclui camisa social branca com escudo dourado do clube, calça, casaco e camisa polo pretos, além de tênis preto com detalhes em vermelho. A cereja do bolo é a mochila personalizada com a frase: “Jogando com raça, do Rio de Janeiro para o mundo”.

Durante o torneio, os jogadores e comissão também usarão trajes com pegada inspirada no estilo beisebol — visual semelhante ao que Jorginho exibiu em sua apresentação oficial no último fim de semana.
Trânsito modificado e segurança reforçada
Mesmo sem ações interativas para o torcedor no embarque, o clube, em parceria com a Prefeitura do Rio e autoridades de trânsito, organizou uma operação especial para garantir a mobilidade no trajeto. O time deixa o Ninho do Urubu por volta das 20h, após o último treino no Brasil, com previsão de chegada ao aeroporto às 22h30.
Ao todo, 138 câmeras do Centro de Operações monitorarão o deslocamento em tempo real. Os primeiros bloqueios no trânsito ocorrerão às 16h na região da Ilha do Governador. A recomendação é que os torcedores se concentrem no Terminal Fundão.
Plata, De La Cruz e convocados prontos para se juntar ao grupo
Enquanto se prepara para o duelo contra o Espérance (Tunísia) na próxima segunda-feira (16), o Flamengo ainda trabalha para recuperar dois nomes importantes. Plata iniciou atividades no campo e já não sente dores no joelho direito, afetado por um edema ósseo. Já De La Cruz segue com treinos na academia após a lesão no joelho esquerdo.
Quem também está totalmente integrado é Jorginho, único reforço contratado para o Mundial. O volante treina normalmente e segue seu processo de adaptação ao grupo rubro-negro.
Por fim, os nove jogadores que estavam servindo suas seleções na Data Fifa retornam ao clube nesta quarta-feira. A partir de amanhã, os treinos serão todos realizados em solo americano, com foco total na estreia da equipe na competição mais importante do ano.