
Apresentado oficialmente pelo Flamengo neste sábado (7), no Ninho do Urubu, Jorginho abriu o coração sobre um desejo que vem amadurecendo ao longo dos últimos anos: ser treinador de futebol. Mesmo em início de jornada no Rubro-Negro, o volante admitiu que pensa no futuro dentro das quatro linhas — mas, desta vez, fora do campo.
— Já está pensando em me aposentar, cara? (risos) É algo que tem crescido muito dentro de mim, e sempre senti que tinha esse “algo natural” para seguir essa carreira. Mas, para ser sincero, eu tinha muitas dúvidas — e ainda tenho — sobre o quanto você precisa investir ainda mais sendo treinador — respondeu Jorginho, com bom humor, ao ser questionado sobre o tema.
Primeira experiência em categorias de base foi marcante
Ainda durante a entrevista coletiva, o novo reforço do Mengão contou que já iniciou cursos de formação técnica e que a primeira vivência com jovens atletas mexeu com ele. Segundo Jorginho, o contato com garotos de 13 e 14 anos foi decisivo para reacender a paixão pelo futebol sob outra ótica.
— Então, decidi começar a fazer as qualificações. No primeiro dia que fui treinar os meninos de 13/14 anos, meio que me apaixonei. Acho que é uma direção que vou considerar no futuro, mas não agora — garantiu o jogador, deixando claro que ainda tem muitos capítulos a escrever como atleta profissional.
Vencedor por onde passou, Jorginho carrega currículo de peso
Multicampeão no futebol europeu, Jorginho chega ao Flamengo com status de estrela. Em 2021, viveu o auge da carreira ao conquistar quatro títulos de peso: Eurocopa com a Itália, Liga dos Campeões, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes com o Chelsea. O volante ainda foi eleito o melhor jogador da Europa naquele ano e terminou em 3º lugar na premiação da Bola de Ouro da Fifa.
Por isso, além do reforço técnico, sua contratação representa também um salto na internacionalização da marca rubro-negra. O próprio diretor José Boto já destacou que trazer atletas com esse perfil é parte da estratégia do clube para elevar o patamar global do Flamengo.
Mundial de Clubes será a estreia do craque no Mengão
Enquanto sonha com o futuro, o presente reserva uma missão importante: ajudar o Flamengo a brilhar nos Estados Unidos. A estreia na Copa do Mundo de Clubes está marcada para o dia 16 de junho, às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance-TUN, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Caso avance, o Rubro-Negro terá pela frente o Chelsea, da Inglaterra, no dia 20, às 15h. O último jogo da fase de grupos será no dia 24 de junho, diante do Los Angeles FC, às 20h, em Orlando.