
O Flamengo estreia na Copa do Mundo de Clubes nesta segunda-feira (16), às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance, e quem também está de olho no Rubro-Negro é a imprensa europeia. O jornal espanhol AS, um dos mais tradicionais da Espanha, publicou uma análise destacando o trabalho meteórico de Filipe Luís à frente do Mengão.
O veículo se mostrou impressionado com a velocidade com que o treinador acumulou conquistas no comando do clube. Para os espanhóis, Filipe conseguiu implementar uma “identidade bastante reconhecível” no Flamengo em pouquíssimo tempo.
Três títulos em menos de 30 jogos
Na publicação, o AS destacou que o atual comandante do Mengão levou apenas 24 partidas para conquistar três títulos. Isso representa uma média surreal de um título a cada oito jogos, algo que chamou a atenção até mesmo no exigente mercado europeu.
“Seus números atingiram patamares impressionantes. A diferença entre o primeiro e o terceiro lugar foi de apenas 24 jogos, o que dá uma média de um título a cada oito partidas. Além disso, ele conseguiu conquistar mais títulos do que perdeu naquela época. Agora, como o atual líder do Campeonato Brasileiro, ele se destaca para o mundo. Desta vez, ele está no banco de reservas, e não em campo”, analisou o jornal espanhol.

Campanha sólida e números expressivos
O texto também ressaltou os números absurdos do treinador rubro-negro desde que assumiu o time. Até aqui, são 31 jogos, com 22 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas. O Flamengo marcou 60 gols e sofreu só 12 nesse período.
Além disso, o Rubro-Negro está nas oitavas de final da Libertadores, nas oitavas da Copa do Brasil e lidera o Campeonato Brasileiro — tudo isso em paralelo com a disputa do Mundial.
De ídolo em campo a técnico vitorioso no banco
A matéria ainda pontua que Filipe Luís, que já havia se consagrado como um dos maiores laterais da história recente do futebol mundial, agora começa a trilhar um caminho igualmente vitorioso como técnico.
Portanto, a estreia do Flamengo no Mundial também é vista, pela imprensa europeia, como uma oportunidade de Filipe se projetar para o mundo como treinador, assim como fez quando jogador.
O desafio começa nesta segunda-feira, contra o Espérance, da Tunísia, às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.