
A primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa se aproxima, e um debate toma conta dos torcedores brasileiros: até onde os clubes da América do Sul podem ir contra as potências europeias? Direto dos Estados Unidos, José Boto, diretor-técnico do Flamengo, respondeu essa e outras questões em coletiva nesta quinta-feira (12).
O dirigente português evitou falar sobre os rumores que envolvem o volante Gerson, deixando claro que o foco total do momento é o Mundial. Segundo ele, trata-se de uma oportunidade única para o clube.
“Agora é uma verdadeira Copa do Mundo”
Boto destacou que, diferente das edições anteriores, quando o título era decidido em 90 minutos, o novo formato exige muito mais. Com fase de grupos e mata-mata, a competição obriga qualquer time a ter regularidade para ser campeão.
— Se ganharmos pela primeira vez de uma maneira mais consistente, porque uma coisa é um jogo, e outra é uma competição com regularidade, os times sul-americanos vão ser desafiados pelos europeus. E o contrário também é verdade, afirmou.
Europeus ainda estão um nível acima, admite Boto
De forma franca, o diretor do Flamengo não esconde que, na sua visão, os clubes da Europa ainda estão em um patamar superior aos da América do Sul, tanto em termos de elenco quanto de estrutura.
— Eu já mencionei isso várias vezes: é claro que na Europa estão os melhores jogadores, os melhores técnicos e as melhores ligas. Na minha visão, eles estão em um nível acima da América do Sul, reconheceu.
Porém, Boto fez questão de reforçar que isso não muda a postura do Flamengo.
— Isso não significa que nós, do Flamengo, não vamos encarar cada jogo com a intenção de vencer. Vamos, garantiu.
Fator físico pode favorecer o Flamengo
Apesar de reconhecer a superioridade estrutural da Europa, Boto deixou claro que há um detalhe que pode beneficiar os sul-americanos: o fim da temporada europeia. Enquanto os europeus chegam fisicamente desgastados, os brasileiros estão no meio do calendário.
— Precisamos estar cientes do quão desafiador é jogar contra os times europeus. Como já disse antes, o fato de ser no final da temporada na Europa pode dar uma vantagem para os times sul-americanos. Mas não tenham dúvidas de que na Europa está o melhor futebol, concluiu.
Flamengo estreia no Mundial na segunda-feira
O Mengão inicia sua caminhada no Mundial de Clubes na próxima segunda-feira (16), às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance, da Tunísia, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Na sequência, encara o Chelsea no dia 20, e fecha sua participação na fase de grupos contra o Los Angeles FC, no dia 24, em Orlando.