
Flamengo e Federação Equatoriana de Futebol travam uma verdadeira “guerra fria” por causa de Plata. Mesmo lesionado, o atacante se apresentou à seleção do Equador nesta segunda-feira (03) e não se pronunciou publicamente após a polêmica criada pela sua convocação, considerada precipitada pelo clube carioca.
Plata desembarca no Equador longe da imprensa
Lesionado desde o início de maio, Plata chegou a Guayaquil e evitou contato com jornalistas. Saiu por uma porta alternativa do aeroporto e sequer apareceu nas imagens oficiais divulgadas pela federação sobre a chegada dos atletas.
Ele também não participou do primeiro treino da equipe, comandado por Sebastián Beccacece no Estádio George Capwell. O jogador ficou no hotel, ao lado do meia Pedro Vite, e não foi a campo.
Filipe Luís critica situação e confirma lesão de Plata
Após a vitória do Flamengo sobre o Fortaleza, por 5 a 0 no Maracanã, o técnico Filipe Luís comentou a convocação e demonstrou preocupação com o estado físico do atacante.
“Esse é um assunto que o médico pode explicar melhor do que eu. O Plata está com uma lesão no joelho e, até hoje, ele ainda estava na maca. Temos um jogo em quatro ou cinco dias, e não há como ele entrar em campo. A seleção tem o direito de convocá-lo e levá-lo, mas houve uma situação que o médico precisa esclarecer”, garantiu.
O treinador deixou claro que a seleção tem direito de convocar, mas questionou o método adotado. “Aconteceu uma situação que o médico tem que explicar”, concluiu.
Flamengo denuncia interferência médica sem autorização
Na última sexta-feira (31), o Flamengo enviou um ofício à Federação Equatoriana. A diretoria alegou que um médico e um fisioterapeuta da seleção foram até a casa do jogador, sem comunicação prévia, e realizaram um procedimento diferente do tratamento estabelecido pelo clube.
“O clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta”, disse o clube em nota oficial.
Segundo o Flamengo, a intervenção “à revelia” pode ter comprometido a recuperação de Plata. “Tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira”, completou.
Mesmo machucado, Plata se apresenta por obrigação
Plata, que não joga há 31 dias, concordou com o procedimento feito em sua casa e informou posteriormente ao clube. Ainda assim, por estar convocado oficialmente, não poderia se recusar a se apresentar, sob risco de punição pela Fifa.
O atacante já desfalcou o Flamengo em nove partidas, incluindo jogos importantes como contra LDU, Palmeiras e Deportivo Táchira. A expectativa da comissão técnica é tê-lo à disposição no Mundial de Clubes, que começa no dia 16 de junho, nos Estados Unidos.