
Último time brasileiro a desembarcar nos Estados Unidos para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Flamengo não brincou em serviço na logística. Foram cerca de três toneladas de bagagem, reunindo materiais esportivos, itens de recuperação, equipamentos tecnológicos, comunicação, infraestrutura e… comida brasileira!
A delegação rubro-negra, formada por 78 pessoas — incluindo 31 jogadores —, fez questão de garantir que nada faltasse durante a disputa pelo título mundial.
Farofa, feijão, goiabada e doce de leite na mala
Para manter o clima de casa, o Mengão levou diversos itens de alimentação típicos do Brasil, como farofa, feijão, goiabada e doce de leite. Produtos que, além de manterem os atletas bem alimentados, ajudam na adaptação longe do país.
Uniformes extras por causa da FIFA
Outro detalhe curioso envolve os uniformes de treino. A FIFA não permite que todos os patrocinadores estejam expostos nas atividades oficiais de véspera de jogos. Por isso, o Flamengo levou dois conjuntos de materiais:
- Um com todos os patrocinadores (FlaBet, BRB, Texaco, Shopee e Assist Card)
- Outro apenas com o patrocínio master e nas mangas, padrão exigido pela FIFA
150 pares de chuteiras na bagagem
Na conta das chuteiras, o clube decidiu não economizar: levou 150 pares, o que dá quase cinco para cada jogador. A ideia é garantir que os atletas tenham todos os modelos necessários, considerando gramados diferentes, climas e possíveis imprevistos.
Logística nível Real Madrid e Bayern, garante Boto
A viagem foi feita em voo fretado — o mesmo utilizado anteriormente por Fluminense e Palmeiras. De tão grande que era a carga, os jogadores e comissão foram liberados para seguirem direto para o hotel, enquanto as malas ficaram para ser entregues depois.
— A logística que utilizamos é de um clube top. Desde o avião, com assentos que permitem descanso total, até os hotéis, que são todos inscritos pela FIFA. Tem todas as condições que um clube top precisa. O Real Madrid e o Bayern não terão coisas melhores do que nós temos. Não será pela logística que o Flamengo não terá um bom rendimento — destacou José Boto, diretor executivo de futebol.
Último treino em meio à floresta
O Mengão encerra sua preparação na manhã deste domingo (15), no campo da Universidade de Stockton, em Atlantic City. O local fica no meio de uma floresta, oferecendo privacidade total e um ambiente tranquilo para o último treino antes da estreia.
O primeiro desafio será nesta segunda-feira (16), às 22h (horário de Brasília), contra o Espérance, na Filadélfia. Depois, o Rubro-Negro encara o Chelsea no dia 20 e o LAFC no dia 24, encerrando sua participação na fase de grupos.