
O Flamengo já iniciou a preparação para o Super Mundial de Clubes, com estreia marcada para 16 de junho contra o Espérance-TUN. E um dos maiores pontos de interrogação no elenco é Pedro. Artilheiro nato, ele ainda não retomou a forma ideal após a grave lesão no joelho sofrida em setembro, quando servia a Seleção Brasileira.
Pedro ainda não convenceu Filipe Luís
Filipe Luís tem sido direto: o campo precisa “falar”. E, até agora, Pedro não respondeu. Seu estilo mais cadenciado não encaixa com o atual modelo do Flamengo, que exige pressão alta e mobilidade. Mesmo inferiores tecnicamente, Bruno Henrique e Michael seguem como preferidos do treinador.
— Eles podem jogar juntos, jogaram em 2022. Fomos campeões juntos, com o Gabi(gol). Temos que ver como o Arrasca está correndo, na melhor forma que vi nos últimos cinco ou seis anos. E o Pedro precisa chegar nessa forma, quando ele chegar no seu 100% vai dar o que a equipe precisa. Precisamos que esteja no mesmo nível físico dos companheiros — disse Filipe, em maio.
Arrasca artilheiro e Luiz Araújo em alta
Enquanto Pedro tenta se recondicionar, Arrascaeta vive o melhor início de temporada com o Manto. Com 9 gols, é o artilheiro do Brasileirão e passou a pisar mais na área, assumindo um papel ofensivo que antes era do camisa 9.
Por outro lado, Luiz Araújo ganhou moral após marcar dois gols na goleada por 5 a 0 sobre o Fortaleza. Se o camisa 7 for mantido, Gerson pode recuar definitivamente ao meio, abrindo espaço para que Pedro volte ao ataque — dependendo, claro, de sua evolução física.
Pedro e Arrascaeta juntos: é possível?
O treinador não descarta repetir a dupla de 2022, campeã da Libertadores e da Copa do Brasil. Mas tudo depende da condição física de Pedro. A comissão técnica analisa cada partida com cuidado, e os números mostram que a dupla atuou junta por 338 minutos em 2025:
- 19/04 – Vasco 0 x 0 Flamengo (Brasileirão): 21 minutos
- 22/04 – LDU 0 x 0 Flamengo (Libertadores): 7 minutos
- 27/04 – Flamengo 4 x 0 Corinthians (Brasileirão): 80 minutos (titulares)
- 04/05 – Cruzeiro 2 x 1 Flamengo (Brasileirão): 67 minutos (titulares)
- 07/05 – Central Córdoba 1 x 1 Flamengo (Libertadores): 45 minutos (titulares)
- 15/05 – Flamengo 2 x 0 LDU (Libertadores): 27 minutos
- 21/05 – Flamengo 4 x 2 Botafogo-PB (Copa do Brasil): 22 minutos
- 28/05 – Flamengo 1 x 0 Deportivo Táchira (Libertadores): 69 minutos
O que esperar para o Mundial?
Apesar da confiança na recuperação, Pedro perdeu espaço nas últimas semanas. Desde o início de maio, não foi mais titular em sequência e viu a concorrência aumentar.
Enquanto isso, a torcida segue com expectativa de ver o camisa 9 em forma ideal para o Mundial, mas, até lá, a dúvida permanece: Pedro será reserva por opção tática ou por não estar 100% fisicamente?