O ex-meia Diego Ribas, ídolo da torcida rubro-negra, participou nesta segunda-feira (28) de um painel sobre o uso da análise de dados no futebol durante o Web Summit Rio, realizado na Zona Oeste da cidade. Em entrevista ao Lance!, ele compartilhou bastidores da convivência com Filipe Luís e revelou que o atual técnico do Flamengo já demonstrava interesse por esse tipo de estudo desde os tempos em que ainda vestia a camisa como jogador.
Segundo Diego, Filipe sempre foi atento aos detalhes, buscando informações sobre adversários e se aprofundando taticamente em cada confronto.
– O Filipe sempre gostou dessas informações, de estudar o adversário, o cara que ia marcar, pegava boas informações. Ele é muito inteligente para fazer essa leitura sem perder a espontaneidade, contextualizando todas essas informações para a equipe – disse o ex-capitão.
Diego também destacou o equilíbrio entre o conhecimento tático e a forma como Filipe tem gerido o vestiário do Flamengo, promovendo união e motivação entre os jogadores.
– A partir desse conhecimento tático, (o que se destaca) é a forma como está gerindo emocionalmente o grupo, fazendo com que todos se sintam importantes, tenham sede de vitória. A intensidade está conectada com a motivação, inspiração dos jogadores, mas também com a organização. Eu destacaria essa consciência, com conhecimento técnico e uma gestão excelente – completou.

Com o Mundial de Clubes no horizonte, previsto para junho, Diego demonstrou confiança no desempenho da equipe rubro-negra, que enfrentará gigantes como o Chelsea já na fase de grupos.
– Sim, o Flamengo está preparado. Já está apresentando um excelente nível de futebol e vai chegar ainda melhor, com as ideias mais claras, e fazer uma grande competição – projetou.