
Pedro voltou a ser titular do Flamengo na goleada sobre o Corinthians e recebeu grandes elogios de Walter Casagrande. Em sua coluna, o comentarista exaltou a recuperação do atacante após uma grave lesão e afirmou que ele é hoje o melhor centroavante do país.
“Pedro é o melhor centroavante brasileiro disparado, além de um profissional sério, dedicado e que ama jogar futebol.”
Casagrande destacou a seriedade de Pedro no processo de recuperação do ligamento cruzado do joelho.
“Ele rompeu o ligamento cruzado do joelho, respeitou o pós-operatório e se entregou de corpo e alma na fisioterapia, tanto que voltou em apenas sete meses.”
O comentarista explicou a importância do esforço do atacante durante a fisioterapia para que sua volta aos gramados fosse bem-sucedida.
“Depois de uma cirurgia agressiva, de uma contusão grave como a de ligamento cruzado, é fundamental o jogador estar disposto a se sacrificar, fazendo fisioterapia até três vezes por dia — porque só assim ele consegue voltar e recuperar a segurança rapidamente.”
Apesar dos riscos de desgaste muscular após esse tipo de recuperação, Casagrande ressaltou que uma gestão cuidadosa de carga pode evitar problemas.
“Claro que, pelo tempo e pelo esforço na recuperação muscular, ele pode ter problemas de desgaste na musculatura, correndo riscos de estiramento, contratura ou distensão muscular, mas com uma dosagem certa de carga de trabalho isso pode ser evitado.”
O colunista também elogiou a rápida readaptação de Pedro ao ritmo de jogo.
“Mas o mais impressionante foi a rápida adaptação dele ao campo de jogo, demonstrando que está seguro, confiante e sem medo de dividir, que é um problema comum na volta pelo receio de se machucar de novo.”
Sobre o desempenho contra o Corinthians, Casagrande ressaltou:
“Ele entrou aos poucos, mas contra o Corinthians foi titular e fez belíssima partida.”
O comentarista detalhou o comportamento técnico do atacante durante a partida:
“Fez o pivô diversas vezes para quem vinha de trás com perfeição, segurando quando precisava e tocando de primeira quando a jogada assim exigia.”
Sobre o gol marcado, Casagrande destacou a inteligência do camisa 9:
“Foi muito esperto quando fez seu gol, na falha da saída de bola do goleiro Hugo Souza, batendo de primeira.”
Uma jogada específica deixou claro para o colunista que Pedro está totalmente recuperado.
“Mas a jogada que me deu a certeza de afirmar que ele voltou confiante foi aquela em que ele partiu para cima da defesa do Corinthians, dando uma ‘caneta’ no André Ramalho, um corte no Gustavo Henrique e finalizou com um tapa no contrapé do Hugo Souza — que só defendeu pela sua elasticidade e evitou um gol de placa.”
Casagrande também analisou como a volta de Pedro aumenta as opções de esquema para o técnico Filipe Luís.
“A volta de Pedro fortalece muito o elenco do Flamengo, e o leque de opções de jogo aumentou bastante para Filipe Luís.”
Ele descreveu alternativas de escalação envolvendo Pedro:
“Ele pode escalar três no meio-campo e um ataque com dois pontas e Pedro como centroavante. Pode também jogar como ontem, com quatro no meio e dois atacantes. Ontem foi Pedro e Éverton Cebolinha, mas pode ser Pedro e Bruno Henrique. Pode ser também Luis Araújo e Pedro, ou Bruno Henrique com um dos pontas.”
“Qualquer ataque desses será muito técnico, veloz, agressivo e, com Pedro, ganha-se muito na presença de área.”
Sobre a efetividade de Pedro após seu retorno, Casagrande destacou:
“Se somarmos todos os minutos (164 minutos sem acréscimos) que o Pedro jogou depois da sua volta, não dá duas partidas inteiras, e ele já fez quatro gols.”
O comentarista também projetou o impacto do atacante na seleção brasileira:
“Acredito que, com o Pedro recuperado, a seleção ganha muito com uma referência técnica na frente, e com isso talvez o rendimento do Vinícius Jr., Rodrygo e Raphinha melhore.”
Casagrande finalizou declarando seu apreço pelo atacante e pela importância de seu retorno para o time do Flamengo.
“Sou fã do Pedro pelas diversas alternativas técnicas que ele tem para marcar gols e para segurar a bola na frente. O Flamengo tem um time espetacular, mas faltava uma peça nesse quebra-cabeça: e Pedro voltou em grande estilo.”