
O jornalista Renato Maurício Prado, em sua coluna publicada nesta segunda-feira (6), fez duras críticas a Léo Pereira e ao técnico Filipe Luís após a derrota do Flamengo para o Cruzeiro, por 2 a 1, no Mineirão, pelo Brasileirão. Para RMP, os erros individuais e escolhas equivocadas do treinador contribuíram diretamente para a perda da invencibilidade rubro-negra na temporada.
Renato destacou que as duas derrotas do Flamengo no ano — para o Central Córdoba e agora para o Cruzeiro — tiveram um ponto em comum: pênaltis cometidos por Léo Pereira. “As duas derrotas do Flamengo na atual temporada, a primeira para o Central Córdoba, pela Libertadores, e agora para o Cruzeiro, no Brasileirão, tiveram um ponto em comum: pênaltis infantis cometidos pelo mesmo jogador, o rubro-negro Léo Pereira, curiosamente considerado há poucos dias pelo técnico Filipe Luís, ‘o melhor zagueiro do continente’.”
O colunista lembrou ainda o histórico de falhas do zagueiro e questionou a escolha de Filipe Luís em mantê-lo como titular. “Sua história no clube é marcada por falhas bisonhas, a ponto de estar proscrito pela torcida (que o considerava e a Andreas Pereira donos da fictícia empresa ‘Entregas Pereira’), quando Dorival Júnior, em 2022, o recuperou a ponto de voltar à posição de titular.”
Para RMP, a decisão correta seria ter escalado Danilo ao lado de Léo Ortiz: “É incompreensível, entretanto, que mantenha tal condição quando Danilo, tecnicamente o melhor beque do elenco, está disponível.”
Além da crítica à zaga, Renato também apontou erros nas substituições. “O jovem e bem-sucedido treinador do Flamengo (que ganhou até agora TODOS os títulos que disputou) errou aí e em muitas outras coisas na desastrosa partida no Mineirão. Por exemplo: por que insistir em Bruno Henrique e Michael, se ambos têm demonstrado, partida após partida, péssima forma técnica?”
O desempenho do Flamengo como um todo foi classificado como decepcionante: “Como um todo, o Flamengo foi irreconhecível, no Mineirão. Não fosse uma grande atuação de Rossi, o Cruzeiro poderia (e merecia) ter vencido com maior folga no placar.”
Renato elogiou a estratégia do técnico Leonardo Jardim, que “usou o feitiço contra o feiticeiro: marcou a saída de bola do Flamengo com intensidade e inteligência”, enquanto o Rubro-Negro “parecia atuar com o freio de mão puxado”.
Alerta para a Libertadores
O jornalista ressaltou que o Flamengo precisa rapidamente se reerguer para o duelo decisivo contra o Central Córdoba, pela Libertadores. “O Flamengo perdeu a invencibilidade, a liderança no campeonato e, pior, a confiança para o próximo compromisso, o mais importante do mês.”
Por fim, RMP sugeriu que Filipe Luís reveja a escalação de Léo Pereira: “Não creio que Filipe Luís vá tomar tal decisão: mas seria de bom alvitre poupar a zaga do jogador que entregou o ouro nas duas únicas derrotas na temporada.”
E deixou um recado importante: “Em tempo: com Jorge Jesus livre no mercado, é bom Filipe não começar a dar mole. Ou logo a torcida começará a cantar pela volta do Mister, no Maracanã.”