
Vivendo seu melhor momento físico desde que chegou ao Flamengo, Nico De La Cruz vem sendo destaque em 2025. O uruguaio alcançou uma sequência sólida de partidas, fruto de um planejamento individualizado feito pelo departamento médico e de preparação física do clube.
Após um 2024 marcado por boas atuações, mas também por frequentes lesões, De La Cruz iniciou a nova temporada com uma abordagem diferente. O trabalho preventivo focado em suas necessidades específicas vem rendendo frutos: ele chegou a disputar oito jogos consecutivos como titular, entre duelos contra Vasco, Fluminense (duas vezes), Internacional, Deportivo Táchira, Vitória, Central Córdoba e Grêmio. Depois de ser poupado em três partidas, voltou a emendar nova sequência diante de Vasco, Corinthians e Cruzeiro.
Preparação direcionada: cuidados até em casa
Diogo Linhares, preparador físico do Flamengo, explicou que De La Cruz passou a realizar também atividades complementares em casa, supervisionadas pela equipe do clube:
“Em 2025, o Nico começou a ter uma rotina complementar em casa, com acompanhamento do fisioterapeuta do clube. O objetivo é potencializar os processos de recuperação que a gente já faz no clube, com abordagens preventivas, aumentando os níveis de força e de potência”, disse ao portal ge.
Além do trabalho de fortalecimento, o monitoramento das cargas de treinamento passou a ser ainda mais rigoroso:
“Quando ele aparece com alguma dor, alguma fadiga exacerbada nas avaliações da fisiologia, a gente faz esse controle de carga respeitando os limites dele”, completou Diogo.
Joelho inspira atenção especial
Outro ponto sensível tratado pelo clube é o joelho de De La Cruz, que preocupou na temporada passada. O fisiologista Claudio Pavanelli detalhou os cuidados para proteger essa região:
“O Nico vinha de algumas lesões, teve dificuldade de ter uma sequência de jogos no ano passado. Então, junto de todas as áreas, a gente sempre está adequando a carga de trabalho”, explicou.
A estratégia principal foi reforçar o equilíbrio muscular para reduzir a sobrecarga nas articulações:
“No caso dele, trabalhamos especificamente para ter um equilíbrio muscular, adequando a carga, porque ele sofre bastante com o joelho.”
De acordo com Pavanelli, evitar picos excessivos de esforço foi fundamental:
“Se você dá uma sobrecarga, seja num treino ou num jogo desgastante, ele sente dores. Aí, precisa dar um tempo de recuperação e vira uma bola de neve. O que a gente fez foi inverter isso.”
A participação integral de De La Cruz na pré-temporada, sem interrupções, foi outro fator essencial para seu desempenho atual:
“Na pré-temporada, ele participou de todos os trabalhos. Com uma musculatura forte, a articulação sofre menos. Assim, ele consegue sustentar melhor a sequência, sem sentir dor”, concluiu Pavanelli.
De volta ao elenco para mais um desafio, De La Cruz estará em campo nesta quarta-feira (7), quando o Flamengo enfrenta o Central Córdoba, na Argentina, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília).